Assistência à Saúde

O Departamento de Assistência à Saúde é vinculado à Secretaria da Saúde de Valinhos, tem a missão institucional de operacionalizar essa política no âmbito da gestão municipal do SUS. A execução dessa política é compartilhada por estados, Distrito Federal e municípios. Ao Departamento de Assistência à Saúde cabe, ainda, desenvolver mecanismos de controle e avaliação, prestar cooperação técnica a estas instâncias de gestão na implementação e organização do sistema.

Organograma

 

 

 

A cidade conta com um hospital filantrópico (Santa Casa de Misericórdia); o Centro de Especialidades de Valinhos (CEV), que é considerado um minihospital; 12 Unidades Básicas de Saúde; uma farmácia pública, que distribui 140 tipos de medicamentos, um centro público de fisioterapia e um laboratório de análises clínicas.

MISSÃO
Ter o compromisso de atender as necessidades dos usuários com qualidade, eficiência e rapidez.

VISÃO
Oferecer soluções em saúde por meio de atendimento humanizado, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

 

As Unidades Básicas de Saúde oferecem consultas nas três clínicas básicas – clínica médica, pedriatria e ginecologia - e faz procedimentos como curativos, vacinas, glicemia capilar, coleta de Papanicolau (exame de prevenção de cancer de colo de útero), atividade física, administração de medicamentos injetáveis, distribuição de medicamentos e outros, além de atendimentos de odontologia e nutrição.

As UBS referem-se a consultas nas três clinicas básicas – médica, pedriatria e ginicologia, odontologia, nutrição, curativos, vacinas, glicemia capilar, coleta de Papanicolau (exame de prevenção de cancer de colo de útero), atividade fisica, administração de medicamentos injetáveis, distribuição de medicamentos e outros.

Os procedimentos de Enfermagem do Pronto Socorro referem-se às ações de enfermagem: acolhimento com classificação de risco, administração de medicamentos, verificação de sinais vitais, soroterapia, acompanhamento do pacientes em exames, curativos, retirada de pontos, realização de eletrocardiograma, inalações, glicemia capilar e outras atividades afins.

Os procedimentos de Enfermagem do Centro de Especialidades referem-se às ações de enfermagem: pré e pós-consultas, exames micológicos e de secreção vaginal, curativos, coletas de exames laboratoriais, verificação de sinais vitais, acompanhamento do pacientes em exames, retirada de pontos, realização de eletrocardiograma, glicemia capilar e outras atividades afins.

O Centro de Procedimentos Ambulatoriais é destinado a realizações de cirurgias de pequeno e médio porte.

O setor conta com uma Central de Material e atende todo o prédio do CEV, no que diz respeito à desinfecção, lavagem, preparo esterilização, acondicionamento e distribuição de materiais.