Farmácias

- (Centro de Atendimento Farmacêutico e Fisioterápico (CAFFI)

Medicamentos Padronizados

 

- FARMÁCIA DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA (CEAF)

 A farmácia do CEAF (antigo Alto Custo) comporta um programa do Ministério da Saúde que integra o elenco de medicamentos de elevado valor unitário para algumas doenças específicas, ou seja, integram medicamentos preconizados por um Protocolo Clínico do Ministério da Saúde que pela cronicidade do tratamento, se tornam excessivamente caros para serem suportados pela população. A maioria destes medicamentos são de uso crônico e integram tratamentos que duram por toda a vida. Exemplo: medicamentos para Mal de Alzhaimer, Parkinson, esclerose múltipla, artrite crônica, doença de Crohn, pacientes transplantados etc. são mais de 250 protocolos para diferentes doenças.

Atualmente, são atendidos em média de 200 a 300 pessoas por dia.

Localização: Rua Luiz Bissoto n.º 240, Centro
Atendimento: segunda a quinta-feira, das 8 às 16 horas
Telefone: 3849-6506

 

- FARMÁCIA DO COMPONENTE ESTRATÉGICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Funciona no prédio do Centro de Saúde da Vila Santana e atende com um programa do Ministério da Saúde que engloba a dispensação de medicamentos para doenças infecto-contagiosas relacionadas ao Programa Nacional de DST/AIDS e hepatites virais, ao Programa de Tuberculose, da Hanseníase e também para as infecções oportunistas causadas pelo HIV, como a toxoplasmose, herpes etc.

Dentro deste mesmo programa é dispensado também medicamentos para o controle de doenças como Febre Maculosa e Leptospirose.

Localização: Centro de Saúde II

Avenida Brasil n.º 144, Vila Santana
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas
Telefone: 3829-5684

 

- FARMÁCIAS UBS 

Para garantir o acesso da população aos medicamentos, a rede municipal de saúde conta com o apoio das Unidades Básicas de Saúde. Atualmente onze destas unidades possuem farmácia para distribuição de medicamentos:

·        UBS BOM RETIRO

·        UBS CAPUAVA

·        UBS VILA SANTANA

·        UBS IMPERIAL

·        UBS JUREMA

·        UBS MACUCO

·        UBS MARACANÃ

·        UBS PINHEIROS

·        UBS REFORMA AGRÁRIA

·        UBS SÃO BENTO

·        UBS SÃO MARCOS.

 

Seguindo recomendações do Ministério da Saúde e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde, as farmácias das UBS têm disponíveis perto de 60 tipos de medicamentos, para tratamento de diabetes, hipertensão, doenças agudas e cuidados com gestante e puéperas.