Odontologia

Informações gerais:

A área de Odontologia é responsável por direcionar as ações de saúde bucal à população do município, visando à melhoria da qualidade de vida por meio de ações educativas e preventivas e na área assistencial, ofertando procedimentos odontológicos básicos e especializados na rede municipal de saúde.

 

1- Estrutura organizacional 

As diretrizes da política de Saúde Bucal do Município de Valinhos foram reestruturadas a partir de 2006, com a inserção dos dentistas e das auxiliares de saúde bucal (ASB) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para a ampliação do acesso à população adulta e infantil de forma regionalizada.

 

2- Atenção e Assistência Odontológica

Atenção Primária – Unidades Básicas de Saúde

As ações básicas de saúde bucal são realizadas em todas as UBS para a população em geral.

·         Ações preventivas: são realizadas as atividades educativas para a prevenção de cárie, câncer de boca, má oclusão, doenças de gengiva e trauma dentário, de forma individual ou coletiva, na própria unidade ou espaços sociais dentro de sua área de abrangência, em grupos de gestantes, idosos etc

·         Procedimentos clínicos em dentística restauradora, prevenção e periodontia básica e cirurgia oral, tendo como referência a atenção secundária quando necessária, baseado em critérios estabelecidos em protocolo.

 

Atendimento de urgência

Os atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde são realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e do meio-dia às 16horas.

Os atendimentos são agendados e realizados a quatro mãos, ou seja, o dentista atua com a colaboração da auxiliar de saúde bucal, o que permite maior e melhor resolutividade no atendimento.

  

 

Centro de Especialidades Médicas (CEV)

No CEV é realizado diariamente atendimento de urgências, principalmente a realização de extrações, de segunda a sexta-feira, às 7 horas e ao meio-dia, por ordem de chegada.

 

Atenção Secundária – Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) 

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) conta com uma equipe de profissionais nas áreas de:

·         Cirurgia Oral

·         Periodontia

·         Endodontia

·         Diagnóstico de Lesões de Bucais

·         Pacientes Especiais

 

No CEO são realizados os procedimentos: tratamento endodôntico de dentes permanentes, cirurgias gengivais, biópsias de lesões bucais, cirurgia de dentes inclusos e atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais.

Os pacientes serão referenciados pelos dentistas das UBS, de acordo com protocolo já estabelecido pela equipe.

 

 

Atenção terciária 

Os pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade são encaminhados para as seguintes referências:

- Hospital Santa Casa de Valinhos

- Hospital Municipal Doutor Mário Gatti

- Unicamp e PUC Campinas

 

 

Procedimentos coletivos preventivos

A odontologia, conforme diretrizes do Sistema Único de Saúde, deve atuar em diferentes níveis de atenção em saúde, principalmente na sua prevenção.

O sistema de prevenção se baseia na educação em Saúde Bucal, nas diferentes faixas etárias, focando a necessidade geral e específica de cada grupo.

São realizadas atividades educativas para crianças dentro dos espaços escolares ou espaços sociais (creches, Recanto dos Velhinhos etc). São realizadas palestras, acompanhadas de escovação supervisionada com creme dental e aplicação tópica de flúor, de acordo com o risco levantado, recebendo também escova de dentes e creme dental, anualmente.

 

 

 

Campanha de prevenção ao câncer bucal

Todos os anos é realizada a campanha de prevenção ao câncer de boca, juntamente com a campanha de vacinação contra a gripe. O objetivo é esclarecer e fazer a detecção precoce de lesões orais, uma vez que o diagnóstico inicial é de suma importância para maior adesão ao tratamento, o que aumenta a chance de cura e de sobrevida destes pacientes.

O câncer da cavidade oral é mais incidente no sexo masculino, sendo o 4° mais frequente no sudeste do País (14,58 casos por 100 mil habitantes), a mortalidade também é maior em homens do que em mulheres. Sua causa principal é o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. Outro fator de risco é o HPV, transmitido via sexo oral.

Os pacientes que são avaliados e apresentam alterações recebem acompanhamento do dentista da própria UBS e, se necessário, são encaminhados para a especialidade de Semiologia no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os casos de diagnóstico positivo, após biópsia feita pelo especialista no CEO, são encaminhados a centros de referência da região, para tratamento multidisciplinar.

Em caso de dúvida sobre lesões que não desaparecem em período superior a 15 dias na boca, procure o dentista da UBS próxima de sua residência.