123 anos de Valinhos: Prefeitura entrega novo Bem-Estar Animal 

Local está sendo adaptado para ampliar ações como atendimento clínico de animais e castrações

A Prefeitura de Valinhos inaugura no dia 24 de maio (sexta-feira) o novo prédio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, ligado ao Gabinete do Prefeito, dentro do pacote de obras e projetos do mês de aniversário da cidade. Valinhos completa 123 anos no dia 28 e quem ganha o presente são os moradores. O local está sendo adaptado especificamente para a Coordenadoria ampliar ações como atendimento clínico de animais e castrações. 

O prédio também abrigava o Centro de Controle de Zoonoses, agora transferido para o Jardim Santa Rosa, na Rua Luiz Bissoto Filho, 555. Após a saída de Zoonoses, o imóvel está sendo adaptado e reformado, inclusive o canil. As manutenções incluem instalação de portas e alambrados do espaço que serve para acomodação dos animais.
 
“Agora temos um lugar mais amplo, já que o Centro de Controle de Zoonoses deixou a unidade e também tem um lugar exclusivo só para eles. Vamos flexibilizar os atendimentos clínicos e as castrações que fazemos aqui”, disse o coordenador do Bem-Estar Animal, Mauro Pereira da Silva Neto.
 
A Coordenadoria de Bem-Estar Animal é responsável em coordenar a propositura e implantação de políticas públicas voltadas à saúde, proteção, defesa e ao bem-estar dos animais domésticos.
 
Entre as competências da coordenadoria está formular políticas para aplicação dos direitos dos animais, estimular, apoiar e desenvolver estudos e diagnósticos, traçar diretrizes, elaborar e divulgar materiais sobre direitos e garantias e demais textos educativos, estabelecer programas de formação continuada para servidores, propor convênios, determinar resgate de animais, promover campanhas de castração, fiscalizar comércio clandestino e denúncia de maus tratos.
 
O Bem-Estar Animal também faz o resgate de animais de rua em risco de vida, como os que são atropleados e sofreram maus-tratos, que, após a recuperação, são castrados, identificados, vacinados, vermifugados e encaminhados para a adoção. Para adoção, é necessário apresentar um documento de identidade, preencher e assinar a ficha. Os animais adotados são acompanhados pela Coordenaria a cada três meses até a completa adaptação ao novo lar.
 
Serviço:
Inauguração do novo prédio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal – Sexta-feira (24 de maio), às 10h
Endereço: Alameda das Mangueiras, nº 828, Parque Valinhos
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Contato: (19) 3829-2197