3ª Caminhada por Valinhos é marcada pelas belas paisagens 

Mais de 100 participantes percorreram o trajeto de sete quilômetros 

A 3ª edição da Caminhada por Valinhos Turismo encantou os 106 participantes. Ao longo do trajeto de sete quilômetros, muitos perderam o ritmo para clicar a bela paisagem rural do entorno do Macuco Lazer e Park Aquático, o Camping Macuco, ponto de partida e chegada da atividade. Com direito a uma parada, no Pesqueiro Piscicultura Tambury, o percurso ganhou mais dois quilômetros até o lago do camping.

Promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Turismo, a única parada da caminhada aconteceu na lanchonete do pesqueiro, tempo para se hidratar com sucos e fazer um lanchinho, além de admirar lagos e a paisagem local. Ao chegar ao Camping Macuco, os participantes puderam ainda caminhar entre chalés e lago, aberto para canoagem e stand-up.

A caminhada contou com um ponto móvel para distribuição de água e carona, com maior conforto aos participantes. Ao fim do percurso, alguns aproveitaram para conhecer o camping, que já tem tradição de acolhida de mais de 30 anos de história no agroturismo. “A caminhada foi uma oportunidade para o valinhense conhecer belas paisagens da cidade e voltar depois com a família, amigos. A maioria não conhecia os atrativos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó.

O secretário de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni, o Periquito, reforça a atividade como um incentivo às práticas esportivas regulares. “A união do esporte e turismo é muito positiva”, avaliou. O professor Marcos Antônio Lopes, o Marquinhos, responsável pelo programa “Musculação Ao Ar Livre”, também enfatizou a necessidade da atividade física para o bem-estar e saúde da população.

A caminhada despertou para outros atrativos da cidade. “Muitos perderam o ritmo para fazer fotos entre cenários bucólicos, paisagens com casarões do século 19, fazendas produtoras. Foi uma viagem pelo cotidiano do produtor rural no entorno do Camping Macuco”, disse a diretora de Turismo, Fernanda Goi.

Camping Macuco

A empreendedora Izabel Guimarães e irmãos abriram as portas do Camping para a caminhada. O local conta com restaurante e os interessados podem adquirir o passaporte “Day Use”, que permite o dia de curtição no Parque Aquático e outras instalações do Complexo, como a área para churrasco, campo, lagos para pratica de caiaque e stand-up.

O Camping Macuco é uma das candidatas às 14 Maravilhas de Valinhos, projeto da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), que tem como missão identificar e selecionar as Maravilhas de Valinhos. O resultado será divulgado no próximo dia 11.

Musculação Ao Ar Livre

O Programa Musculação Ao Ar Livre envolve cerca de 140 pessoas. Os exercícios buscam melhorar aspectos relacionados à postura, mobilidade articular, equilíbrio, coordenação, resistência da força, além de alongamento e caminhada.

O Musculação Ao Ar Livre é realizado sempre às 7h. Os locais e datas são Parque Portugal, na Rua Tejo, às segundas-feiras; CLT, às terças-feiras e quintas-feiras e sábados; Jardim Paraíso, na Praça da Juventude, às quartas-feiras; Jardim São Marcos; às sextas-feiras; além do Jardim Centenário, na Praça dos Direitos Humanos, em horário diferenciado, às 18h45. No Programa são priorizadas aulas nas regiões de maior densidade demográfica e que não possuem equipamentos de academia ao ar livre.
 

07/11/2019