Aberta a votação para escolher as 14 Maravilhas de Valinhos

Na lista das candidatas estão 62 maravilhas existentes e 29 maravilhas extintas

Desde a manhã de terça-feira, 28 de maio, dia em que Valinhos celebra seus 123 anos de elevação à categoria de Distrito de Paz, os valinhenses podem dar sua contribuição para a história local. A Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), em parceria com a Prefeitura, liberou o sistema de votação para a escolha das 14 Maravilhas de Valinhos , sete maravilhas existente e sete extintas.

Ao acessar o site www.historiavalinhos.com.br/14maravilhas, o morador irá encontrar  imagens de cada uma das 62 maravilhas existentes e das 29 extintas, definidas por uma Comissão formada por artistas, jornalistas, radialistas, pesquisadores e professores nomeados pela APHV.

Para escolher as maravilhas atuais, basta clicar no botão roxo, e para escolher as antigas, no botão amarelo. A página vai apresentar as imagens de cada categoria. O morador pode escolher de uma a sete maravilhas de cada categoria, clicando sobre as imagens. Ao escolher suas preferidas, é só clicar sobre o botão votar.

O projeto As 14 Maravilhas de Valinhos é uma iniciativa da APHV que conta com o apoio da Secretaria de Cultura, do Departamento de Comunicação e o Departamento de Informática da Prefeitura, responsável pela elaboração do sistema de votação.

De acordo com Marcel Pazinatto, presidente da APHV, o período de votação irá se estender até o mês de setembro,  quando a Associação divulgará o resultado da votação com as  14 Maravilhas escolhidas pelos moradores. “Queremos envolver a população valinhense nesse projeto para que, de forma democrática, possamos definir quais serão as nossas quatorze maravilhas”, disse Pazinatto.

Na lista figuram prédios históricos famosos como a Casa Modernista do artista Flávio de Carvalho, a Matriz de São Sebastião, o complexo Ferroviário (Museu Municipal), a antiga Fonte Sônia, a Praça Washington Luís e o prédio da Antiga Câmara Municipal (Primeira Prefeitura).

Entre as maravilhas extintas, foram destacadas o Primeiro Grupo Escolar (Rua Sete de Setembro), a Primitiva Capela de Santa Cruz, o Coreto do Largo São Sebastião, cinemas antigos de Valinhos, Estádio Clube Atlético Valinhense e Primitiva Matriz São Sebastião.

28/05/2019