Agricultores participarão de palestra sobre “Reserva Legal”

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico da Prefeitura, promoverá no próximo dia 22, terça-feira, palestra gratuita para agricultores sobre a Lei Federal “Reserva Legal”, que trata da manutenção, recomposição e condução da regeneração natural em imóveis rurais. A realização do evento, que ocorrerá no Paço Municipal, às 14h30, é da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais - Regional Campinas.
A promoção da palestra foi acordada pelo Conselho, presidido pelo vice-prefeito eng. Moysés em reunião ordinária realizada no último dia 2 de junho. O objetivo é informar os proprietários de áreas rurais sobre a Lei Federal, que institui o programa “Reserva Legal”, o qual define procedimentos, sanções e infrações administrativas para quem não cumprir as exigências.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Tosto, salienta que a “Reserva Legal” trata-se de parte da área de cada propriedade particular onde não será permitido o desmatamento (corte raso), ou que poderá ser criada por meio de uso sustentável. “Entende-se como uso sustentável a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos e dos processos ecológicos, de forma a manter a biodiversidade e a integridade dos ecossistemas”, explica.
Os interessados em participar da palestra deverão se dirigir ao Paço Municipal a partir das 14 horas para o credenciamento. Não é necessária inscrição prévia. Outras informações podem ser obtidas na Casa da Agricultura, que fica na Avenida Onze de Agosto, 2.545 ou pelo telefone 3871-1902.