Agroturismo repete o sucesso no segundo fim de semana

Número de visitantes do Passeio da 70º do Figo  supera expectativas

Prestes a completar 20 anos de sua implementação no município, o agroturismo se consolida como atração turística, importante fonte de renda para o produtor e instrumento fundamental na divulgação da fruticultura e do nome de Valinhos.  No segundo fim de semana do Passeio Rural da 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba, o público superou as expectativas. Foram 709 visitantes, que percorreram as propriedades agrícolas da cidade, nos bairros Macuco e Reforma Agrária.

Nos dois fins de semana da festa deste ano já são 1.380 turistas, quase a mesma quantidade dos três fins de semana de 2018, quando 1.519 visitantes fizeram o passeio. A diretora de Turismo, Fernanda Goi, comemora o resultado. “O agroturismo é segunda fonte de renda para o produtor, é a tradução literal do turismo como negócios, geração de emprego e renda”, afirma.

O movimento do fim de semana passado recebeu um visitante ilustre, Luiz Roberto Bordrin, um dos pioneiros do projeto de agroturismo. Há quase 20 anos, na Chácara Califórnia, juntamente com sua família, recebia os turistas para falar sobre a produção de figos. Hoje, sua propriedade produz goiaba e não integra mais o roteiro do agrorturismo. “No sábado, dia 26, o senhor Roberto embarcou com a gente para visitar um roteiro que ele se orgulha de ter ajudado a construir”, disse Fernanda.

Já no domingo (27), quem embarcou na agradável viagem foi a corte da 70ª Festa do Figo. A rainha, Gabriela Mathias Oliveira, e a princesa Isabelly Karoline de Godoi se encantaram com o passeio e os lugares visitados.

O passeio do agroturimso tem duração média de três horas e leva os visitantes a conhecerem quatro propriedades, Sitio Kusakariba, Adega Tio Mário, Camping Macuco e Sitio Sequetto, na região produtora de frutas do município. O roteiro pode ser feito com os micro-ônibus da Festa ou com os ônibus de excursões que estão visitando o evento.

Além de conhecer um pouco da história de Valinhos e do cultivo de frutas valinhenses, em cada uma das paradas os visitantes são convidados a adquirir frutas frescas e produtos caseiros. As visitas são monitoradas por guias especializados, especialmente treinados para oferecer desde a acolhida aos visitantes até o conhecimento relacionado à história da região e a fruticultura. Os guias são integrantes da Associação Amigos do Vali.

 

Ônibus adaptado

Este ano, uma novidade importante foi incorporada ao agroturismo. Os micro-ônibus que estão operando durante a Festa são adaptados para atender às Pessoas com Deficiência (PcD).

 

20 Anos

Em outubro deste ano, o agroturismo irá completar 20 anos de sua implantação. O projeto foi lançado como uma alternativa de renda para os produtores rurais que abrissem suas propriedades a  visitações e também para divulgar Valinhos como cidade produtora de frutas.

 

SERVIÇO

Agroturismo

Local – 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba

Saídas – das 9h às 17h -  Portão 7 do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini

Ingresso - R$ 20,00 com ônibus da prefeitura e R$ 18,00 com ônibus das excursões externas, sempre acompanhados dos agentes da Associação de Guias e Monitores de Valinhos - Amigos do Vali.

 

29/01/2019