Alunos recebem medalhas de Olimpíada de Astronomia

Foram premiados em cerimônia da Prefeitura 26 alunos de cinco escolas de Valinhos

Os 26 alunos da Rede Municipal de Ensino de Valinhos, medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), receberam homenagem da Prefeitura na segunda-feira (4), em cerimônia realizada pela Secretaria de Educação, na Sala Ivan Fleury Meirelles.  O evento contou com diretores das cinco escolas que tiveram alunos medalhistas, o secretário de Educação, Zeno Ruedell, e a vice-prefeita, Laís Helena, representando o prefeito Orestes Previtale Júnior.

A coordenadora da área de Ciências da Secretaria de Educação, professora Fabíola Cordon,  deu uma pequena aula de conhecimento aos pais e alunos sobre a importância do momento através da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, citando a cidade de Sobral, no Ceará, na ocorrência de um eclipse solar em 1919, há 100 anos.

“A experiência prova que matéria distorce o tempo-espaço e que matéria pode ser convertida em energia e vice-versa. A astronomia, por mais difícil que pareça ser, está aqui diante de vocês”, afirmou. Ela citou ainda o Observatório Abraão de Moraes, da Universidade de São Paulo, que fica em  Valinhos.

Ruedell enalteceu o incentivo e o apoio dos pais ali presentes. “Sem esse apoio, o trabalho essencial da Educação não prospera. Apesar das dificuldades existentes, há motivos para celebrarmos”, disse.

O secretário mostrou aos presentes a importância da educação na composição de dois índices de qualidade de vida recentemente anunciados, o Connected Smart Cities  (Cidades Inteligentes e Conectadas)  e as 100 Melhores Cidades Brasileiras para se Fazer negócios, ambos divulgados pela consultoria Urban Systems.

No primeiro, que aponta as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, Valinhos ocupa a 22ª posição e, no indicador Educação, é a 14ª melhor cidade do Brasil. Já no segundo, Valinhos aparece em 47º lugar entre as 100 Melhores Para se Fazer Negócios no País e lidera o indicador Desenvolvimento Social.

“Resultados como esses são motivos de orgulho para todos nós da Secretaria da Educação e reforçam a qualidade do ensino que estamos desenvolvendo em nossa cidade. A educação tem papel fundamental para que Valinhos desponte nesses índices de qualidade de vida e vocês, pais, devem se sentir orgulhosos das conquistas de seus filhos. Aproveito para parabenizar todos os nossos alunos medalhistas, seus professores de ciência e a direção das cinco escolas”, disse Ruedell.

Laís, que representou o prefeito Orestes Previtale Júnior na cerimônia, afirmou que o momento é de muito orgulho, especialmente porquer que a educação, além de produzir medalhistas, contribui para que Valinhos se destaque em diversos índices de qualidade de vida. “Para nossa cidade isso tem um peso e uma importância sem tamanho, pois é prova de que estamos no caminho certo”, disse.

A vice- prefeita Laís fez questão de elogiar o trabalho de diretores, professores e coordenadores da Secretaria de Educação, que estão sempre empenhados em oferecer o melhor aos estudantes da Rede Municipal e também aos pais dos alunos que estavam presentes que, segundo ela, tem papel determinante nesse resultado. “A família é parte dessa conquista que faz história. Saibam, pais, que o incentivo e o apoio de vocês é fundamental nesse resultado”, disse.

Confira a lista dos Medalhistas da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA 2019

EMEB Luiz Antoniazzi

Nicole Garcia Camargo                              Bronze

EMEB Gov. André Franco Montoro