Alunos recebem uniformes e material escolar na volta às aulas

Todos os cerca de 11,2 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Valinhos estão recebendo neste começo de ano letivo kits de uniformes (camiseta, bermuda e agasalho) e material escolar. A entrega acontece de forma escalonada nas unidades e a previsão é de que até o final da próxima semana tudo já tenha sido distribuído.

Por conta das medidas de austeridade adotadas pelo prefeito para sanear as dívidas da Prefeitura, os uniformes deixaram de ser entregues aos alunos nos dois últimos anos. Com muita dificuldade financeira, a Administração priorizou o investimento em uma merenda de qualidade nos primeiros dois anos do governo.

As 55 mil peças de uniforme e os mais de 263 mil itens de material escolar estão sendo entregues no começo deste ano. As aulas nas 43 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) serão retomadas nesta quarta-feira (6). Na terça-feira (5), o prefeito esteve na Secretaria de Educação para conferir o material e conversar com o secretário de Educação, Zeno Ruedell, sobre a logística da entrega.

Os uniformes são distribuídos da seguinte forma, como é feito tradicionalmente: kit com camisetas e bermudas para alunos até o quinto ano (Fundamental 1) e kit com duas camisetas para alunos de sexto ao nono ano (Fundamental 2). Os agasalhos serão entregues até o próximo mês.

Todas as unidades escolares já estão recebendo os kits. O prefeito se empenhou pessoalmente para que tudo corresse dentro do prazo. "Trabalhamos com muito empenho para que a entrega dos materiais e uniformes aconteça dentro do tempo previsto. Isso foi possível graças ao esforço para reduzir as dívidas da Prefeitura. Hoje temos orgulho de trabalhar com as contas pagas", disse o prefeito. 

O prefeito afrimou que a entrega dos uniformes e material escolar a 11 mil alunos é gratificante. “Estamos cumprindo nosso objetivo, mas, para chegarmos neste momento há um grande e complexo processo burocrático que muitas pessoas não entendem. Estamos aqui para fazer com que o processo aconteça dentro da lei, com toda responsabilidade”, afirmou.

Ruedell explicou que todo processo de compra dos uniformes foi finalizado dentro do prazo e as empresas que venceram a licitação entregaram 23 mil camisetas e 17 mil bermudas para atender todos alunos. Segundo ele, o uniforme de inverno, uma calça e jaqueta, também estão sendo entregues até o fim do mês.

A distribuição dos uniformes será feita nas unidades de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação, cada aluno da educação infantil e ensino fundamental 1 vai receber duas camisetas e duas bermudas, além da jaqueta e calça para o inverno. Os estudantes do fundamental 2 e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) receberão duas camisetas. “Todo nosso planejamento foi para que nossos alunos recebessem o uniforme nos primeiros dias de aula”, afirmou professor Zeno. 

O secretário informou que a compra dos 21 itens de materiais escolares, também adquiridos por licitação, foi mais complexa e a lista foi dividida entre seis empresas vencedoras. “Já recebemos uma grande parte e vamos receber o restante nos próximos dias”, afirmou. Segundo ele, o processo de distribuição do material já está acertado com os coordenadores, diretores e professores das escolas municipais. 

Segundo Zeno, todo o material será separado, de acordo com cada ano escolar, e entregue nas unidades de ensino. “Estamos trabalhando para que os alunos tenham em mãos material básico que precisam”, disse. A Secretaria destacou que os kits de material escolar serão entregues aos alunos da Educação Infantil até o 9º ano do ensino fundamental, além da EJA. Entretanto, os materiais dos alunos de educação infantil (4 a 6 anos) ficarão na escola. 

O kit, em geral, é composto por cadernos, lápis preto e de cor, caneta azul, borracha, estojo, tesoura, cola, apontador, régua, transferidor e esquadro, itens distribuídos de acordo com o ano que o aluno frequenta. O secretário lembrou que a aquisição e distribuição de uniformes e material escolar é um processo complexo, que irá envolve diretores, coordenadores, professores e os alunos. “Receber, organizar, separar e entregar 55 mil peças de uniformes e mais de 263 mil itens de material nas escolas para cada alunos requer uma logística bem planejada e muito trabalho”, destacou o secretário em comunicado aos diretores das escolas.

 

Veja vídeo:

https://youtu.be/Q9uxWYOOVuk