Alunos Rede Municipal terão conteúdo pedagógico online

Conteúdo estará disponível online na segunda-feira; estudantes sem acesso à internet vão receber livros e gibis didáticos

A Secretaria de Educação irá disponibilizar, a partir da próxima semana, atividades práticas e de revisão para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino através da sua plataforma EducaDigital. A plataforma foi adaptada no período de isolamento social, atendendo às modalidades de ensino previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação e no Currículo Paulista.

Segundo a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Angélica Júlio, para se chegar à formatação ideal da plataforma foram realizadas discussões e encontros com técnicos da Secretaria e da empresa Educa Digital.

Após as discussões, professores formadores da Secretaria da Educação foram acionados para pesquisar atividades, sugestões e orientações, de acordo com a modalidade de ensino e faixa etária dos alunos.

Em seguida, sete vídeoconferências foram realizadas com coordenadores pedagógicos, diretores de unidades escolares e diretores de creches conveniadas e contratadas, que prestam serviços para a Secretaria de Educação, para que pudessem conhecer as ações que serão realizadas de forma remota.

Alunos e professores devem acessar a plataforma EducaDigital através do link: https://aluno.educacidadedigital.com.br/login, que estará disponível na segunda-feira na página da Secretaria de Educação no site da prefeitura, www.valinhos.sp.gov.br, e realizar o login com o Registro do Aluno (RA).

A diretora pedagógica enfatizou que serão disponibilizadas atividades lúdicas, práticas e exercícios de revisão, que serão disponibilizados na plataforma através de links, livros em pdf e outras atividades. “Importante deixar claro que isso não substitui as aulas dos professores, que deverão ser repostas ao final da quarentena”, disse.

Livros e gibis

Ana Angélica explicou que para os alunos do ensino fundamental sem acesso à internet serão disponibilizados materiais como livros e gibis educativos através do convênio com o Governo de São Paulo.

Nossa rede é muito grande e não deixamos de pensar nesses alunos. Esse material chegará em breve e as escolas comunicarão aos pais para que os retirem”, disse.

Outra novidade que também deverá ser disponibilizada aos alunos da Rede Municipal de Ensino é um aplicativo que foi adaptado pela Secretaria de Estado da Educação para a realidade dos municípios paulistas.

Será outra ferramenta com conteúdo educativo, como livros e exercícios didáticos que irão ajudar nossos alunos e os seus pais neste momento em que todos estão em quarentena e isolamento social”, disse a diretora.

Inovação

O secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, afirmou que o isolamento social e a quarentena pegaram todos de surpresa e está exigindo medidas inovadoras e posicionamento de toda equipe para que o ano letivo de 2020 possa ser recuperado.

O EducaDigital é um serviço que nós já oferecemos aos pais e professores e é altamente prático e objetivo. Nosso objetivo é fazer chegar até eles conteúdo de qualidade”, explicou.

O professor Ruedell lembrou que, com a adaptação da plataforma EducaDigital, quatro medidas na área pedagógica foram e estão sendo implantadas, desde o início da quarentena, pela Secretaria de Educação.

A primeira, em parceria com o Governo do Estado e a União dos Dirigentes Municipais de Educação, a UDIME, foi a liberação da Cartilha de Orientação aos pais. A segunda foi a adaptação da plataforma EducaDigital, que será liberada na próxima semana. A terceira é o material físico para os alunos que não têm acesso à Internet e a quarta o aplicativo com mais conteúdo, ambos em parceria com o Governo do Estado”, afirmou.

Confira aqui o Manual Sala Digital - EducaValinhos

30/04/2020