Aplicativo Saúde Valinhos orienta morador sobre coronavírus

Morador pode fazer a autoavaliação respondendo algumas perguntas relacionadas ao seu estado de saúde

O aplicativo Saúde Valinhos ganhou novas funcionalidade relacionadas ao coronavírus. A ferramenta, que permite aos moradores agendar consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pelo celular, entreoutras muitas funções, agora disponibiliza uma autoavaliação do estado de saúde em ralação ao Covid-19.

Na aba “Coronavírus” do aplicativo, o morador pode fazer a autoavaliação respondendo algumas perguntas relacionadas ao seu estado de saúde, como descrição dos sintomas, há quanto tempo eles estão ocorrendo e se possui doenças pré-existentes.

A partir desse questionário, o aplicativo informa o resultado da autoavaliação. O resultado “Caso improvável” aparece se as respostas não se enquadrarem como suspeitas de coronavírus. Nesse caso, o aplicativo apresenta condutas de prevenção.

O resultado “Emergência” aparece quando as respostas se enquadram como caso suspeito ou provável da doença. O aplicativo orienta que o morador ligue para o telefone 192 do SAMU ou se desloque até uma unidade de saúde, informando todas as medidas de proteção necessárias.

O resultado “Isolamento domiciliar” informa todas as preocupações gerais e precauções para quem precisa fazer o isolamento em casa.

A ferramenta ainda oferece orientações sobre as precauções para quem está infectado e para quem é cuidador de idosos.

O aplicativo permitirá que a população faça a autoavaliação e gere informações que permitam à Secretaria de Saúde entrar em contato com os usuários que podem ser casos suspeitos de coronavírus”, disse o coordenador de Serviço, Henrique Marin, da Giespp, empresa que desenvolveu o aplicativo.

A nova versão do software também é gratuita e pode ser baixada para o sistema Android, basta procurar pelo aplicativo Saúde Valinhos na Google Store e baixar no celular. Em breve estará disponível também para o iOS.

O aplicativo

O aplicativo foi desenvolvido pela Giespp (Gestão Inteligente de Educação e Saúde Pública e Privada), contratada por licitação para a informatização da Saúde em Valinhos. Foi lançado em maio de 2019, inicialmente para o agendamento de consultas com ginecologista, pediatra e clínico geral, sem que os moradores precisassem comparecer nas unidades de saúde.

Recentemente, a ferramenta foi aprimorada, oferecendo mais funcionalidades. Ela informa se o medicamento receitado está disponível na UBS do morador e, caso não esteja, localiza a unidade mais próxima onde o medicamento pode ser encontrado, através do GPS.

A ferramenta alerta os usuários sobre a consulta agendada com pelo menos 24h de antecedência, além de permitir que o morador avalie o atendimento e a consulta pela qual passou.

Também disponibiliza acesso ao histórico de vacinação, com dados disponíveis desde 2016.  As carteirinhas físicas devem ser mantidas e ser apresentadas no ato de vacinação, para controle dos pais ou responsáveis.

O cadastro do paciente pode ser feito diretamente no celular, sem que seja necessário comparecer à UBS.

 

13/04/2020