Apresentação das 14 Maravilhas de Valinhos será no dia 11

Moradores escolheram marcos históricos da cidade em votação pela internet

Após quatro meses e meio, 141 dias, de votação aberta e direta, os valinhenses irão conhecer no próximo dia 11, em cerimônia pública que acontece no Plenarinho da Câmara Municipal, as 14 Maravilhas de Valinhos, sete existentes e sete extintas. Elas foram escolhidas pelo público em uma página na internet. A votação foi encerrada no dia 15 de outubro.

O Projeto As 14 Maravilhas de Valinhos é coordenado pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) em parceria com a Secretaria de Cultura e os Departamentos de Comunicação e Informática da Prefeitura. Foi lançado oficialmente no dia 28 de maio, dia em que Valinhos celebrou seus 123 anos.

Para o evento de apresentação das 14 Maravilhas, serão convidadas autoridades municipais, Conselhos de Política Cultural, Defesa do Patrimônio, Turismo e envolvidos na cadeia produtiva de turismo da cidade.  “Nossa proposta é que, através dos segmentos organizados da cidade, a população possa tomar conhecimento de quais são as 14 maravilhas”, disse o presidente da Associação. Marcel Pazinatto,

O secretário de Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro, disse que o Projeto das 14 Maravilhas de Valinhos tem grande importância para o patrimônio cultural da cidade e o turismo cultural. “A iniciativa irá lançar um olhar diferenciado do valinhense aos locais escolhidos como nossas 14 Maravilhas, marcos municipais que muitos moradores sequer conhecem”, alegou.

De acordo a APHV, foram mais de 26 mil votos computados, demonstrando o interesse do valinhense em torno do tema. “Cada valinhense que acessasse o site para votação poderia escolher até 14 candidatas de sua preferência, sete atuais e sete extintas . Ao longo desses mais de quatro meses muitos valinhenses deram sua contribuição”, disse Pazinatto.

As maravilhas extintas somaram 9.944 votos e as maravilhas existentes, 16.366 votos. A mobilização dos moradores na eleição das 14 Maravilhas de Valinhos vai contribuir para a definição de futuros projetos na área de preservação histórica e no turismo da cidade, seguindo o presidente da APHV.

No começo do projeto, uma comissão formada por historiadores, professores e jornalistas ficou responsável por apontar as candidatas às Maravilhas de Valinhos. Foram definidos 91 patrimônios, dos quais 62 existentes e 29 extintos para votação. A seleção teve como critérios, entre outros, elementos materiais e naturais, com relevância histórica, arquitetônica, cultural, social e de lazer.

Na lista figuram prédios históricos famosos como a Casa Modernista do artista Flávio de Carvalho, a Matriz de São Sebastião, o complexo Ferroviário (Museu Municipal), a antiga Fonte Sônia, a Praça Washington Luís e o prédio da Antiga Câmara Municipal (Primeira Prefeitura).

Entre as maravilhas extintas, foram destacadas o Primeiro Grupo Escolar (Rua Sete de Setembro), a Primitiva Capela de Santa Cruz, o Coreto do Largo São Sebastião, cinemas antigos de Valinhos, Estádio Clube Atlético Valinhense e Primitiva Matriz São Sebastião.

 

SERVIÇO

Cerimônia de Anuncio das 14 Maravilhas de Valinhos

Data – 11 de novembro

Local – Plenarinho da Câmara Municipal

Horário – 19h

 

07/11/2019