Atividades da ginástica artística serão mantidas em 2019

Associação precisa ser formalmente criada para regularizar os trabalhos do grupo 

As atividades de ginástica artística serão mantidas na quadra multiuso do prédio municipal instalado na Rua Clóvis Bevilacqua, no Bela Vista, em Valinhos. A quadra do prédio foi cedida pela administração para a equipe de ginástica, que tem entre 120 e 150 integrantes, praticarem seus treinos e atividades, em parceria com a associção que envolve pais e professores das atletas. A vice-prefeita e secretária de Esportes, Laís Helena, explicou, entretanto, que a associação precisa ser formalizada com urgência para que a Prefeitura possa manter e regularizar o convênio. 

De acordo com a secretária, a ginástica artística era praticada no Ginásio Municipal e, em maio, foi feito um abaixo-assinado solicitando a transferência de local. "Recebemos o abaixo-assinado e uma moção de apoio à transferência assinada pelos vereadores. Houve total empenho da Secretaria e do prefeito Orestes Previtale e cedemos a quadra multiuso do antigo Sesi 299", comentou. O espaço foi cedido em um convênio com prazo de seis meses, que venceu em 9 de dezembro.  

Laís contou que foram entregues as chaves da quadra ao grupo e os participantes foram orientados a criar a Associação, para formalizar o convênio e regularizar a atividade. "A Associação precisa estar criada para continuar ocupando o espaço público dentro da legalidade", disse a secretária. Como isso não foi feito no prazo previsto de seis meses, a Secretaria solicitou urgência aos coordenadores do projeto. 

O prédio anexo à quadra é utilizado hoje pela Secretaria de Saúde. "Houve uma situação de emergência no prédio da Secretaria de Saúde e não pudemos acessar a quadra porque não tínhamos a cópia da chave do cadeado. Eles trocaram e não nos entregaram a cópia", contou Laís. Sem conseguir contato com os coodenadores do grupo, o cadeado teve de ser rompido para que o acesso à quadra fosse liberado. "Tivemos o cuidado de consultar o jurídico da Prefeitura para não incorrermos em irregularidade", lembrou. 

Apesar das adversidades, a secretária defendeu a equipe de ginástica artísitca e a manutenção das atividades no local. "Elas fazem um trabalho muito bonito. As meninas se dedicam e representam bem a cidade. Nós respeitamos esse trabalho e essa dedicação", afirmou. Segundo a professora e treinadora, Lilian Santi Maria, a ginástica é uma modalidade muito bonita, mas de bastante sacrifício. "Exige bastante do corpo e bastante do psicológico. Vamos tentar uma vaga olímpica para Valinhos, que já chegamos bem perto. Interessados podem nos procurar aqui no antigo 299 ou na Secretaria de Esportes" afirmou Lilian

"Mas não podemos fechar os olhos para uma situação que precisa ser adequada", acrescentou Laís. Segundo ela, a Associação deve ser criada o mais rapidamente possível, antes da retomada das atividades em 2019. "É um processo rápido e muito necessário", afirmou. 

 

Veja vídeo:

https://youtu.be/vy649Lo-Zbo

 

14/12/2018