Atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura são reiniciadas

Também foram iniciadas nesta segunda-feira as atividades do projeto de natação “Novos Cielos”

Cerca de 400 alunos que participam das atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, voltaram às aulas esta semana em seis das 14 modalidades. Eles representam 10% do total dos alunos que são os 4 mil já matriculados. Todas as atividades esportivas estavam suspensas desde março de 2020, devido à pandemia do coronavírus.

“Lembrando que as atividades voltadas à Terceira Idade continuam suspensas e só retornarão após a vacinação de todas as faixas etárias dos idosos por não ser recomendável que pessoas a partir de 60 anos, ou com comorbidades, participem das aulas nesse momento, por serem do grupo de risco para a Covid-19”, destacou o secretário José Felipe Zani.

Ele também informou que neste primeiro momento somente seis das modalidades foram iniciadas esta semana em razão dos espaços já estarem totalmente adequados à prática esportiva. As oito modalidades restantes (futebol, futsal, handebol, judô, tênis de campo e de mesa, karatê e voleibol adaptado), devem ser iniciadas no começo de março com a participação de pelo menos 1 mil alunos.

“O que será possível quando os espaços, que também ficaram por quase um ano sem manutenção, em 2020, estejam adequados. A expectativa, então, é receber cerca de 1 mil alunos a partir de março e progressivamente aumentar a quantidade dentro das normas sanitárias estabelecidas em cada fase do Plano São Paulo no período pandêmico”, esclareceu Zani.

Com relação aos protocolos sanitários, o secretário afirma que todos estão sendo seguidos à risca pelos professores e alunos, impostos pelo Ministério da Saúde, contando com uso de álcool em gel e máscara de proteção, além do distanciamento necessário durante as atividades, vestiário liberado somente para troca de roupa em número reduzido sendo proibido para banho, higienização de todos os materiais utilizados para a práticas das modalidades, e aulas preferencialmente em lugares abertos e arejados apenas com a presença dos alunos.

A Secretaria disponibilizará mais horários para cada esporte, promovendo a redução no número de pessoas por horário e turma, para um melhor distanciamento e segurança dos alunos. Conforme decreto do Plano São Paulo será respeitada a presença de alunos no percentual de 60% da capacidade máxima durante a Fase Amarela.

Os interessados podem buscar mais informações sobre turmas e horários pelo telefone: 3829-5030, pelo e-mail: esportes@valinhos.sp.gov.br, ou pessoalmente na Secretaria de Esportes e Lazer.

Novos Cielos

Também foram iniciadas nesta segunda-feira as atividades do projeto de natação “Novos Cielos” oferecido pelo Instituto Cesar Cielo, em Valinhos. As aulas beneficiarão diretamente 72 crianças, de 7 a 10 anos (nascidas de 2011 a 2014). Eles ocorrem sempre de segunda à sexta, das 8 às 12 horas, na piscina municipal de Valinhos, no Jardim Paraíso. Ao todo são oito turmas, divididas por faixa etária e com no máximo 10 alunos cada. As atividades têm duração de 45 minutos, supervisionadas por profissionais e estagiários de Educação Física do próprio projeto.

“As inscrições foram feitas conforme ordem de chegada e esgotaram-se rapidamente. Estamos super animados porque havíamos uma demanda grande. E agora vamos conseguir oferecer aulas de natação gratuitas para crianças. A maioria carente, de escolas públicas, e que jamais tiveram a oportunidade de aprender a nadar”, enfatiza Marcelo Lima, professor de natação da Secretaria de Esportes e coordenador do projeto em Valinhos.

O Novos Cielos é um dos projetos idealizados pelo campeão olímpico César Cielo, através do seu instituto. A proposta é oportunizar e ampliar a prática e o aperfeiçoamento da natação para crianças e adolescentes. Atualmente, o Novos Cielos está presente em Valinhos (educacional) e Itajaí-SC (alto rendimento).

18/02/21