Barreiras Sanitárias destacam-se nas ações de Segurança dos 100 dias de Governo

A Prefeitura de Valinhos realizou, nestes primeiros cem dias de gestão da Prefeita Capitã Lucimara, diversas ações e melhorias na Segurança do município. O principal foco neste período de situação mais crítica da pandemia se concentrou nas ações de fiscalização das medidas sanitárias estabelecidas e na realização de barreiras sanitárias, visando conter o agravamento da Covid-19 em Valinhos.

“Nestes primeiros meses de governo, em ação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e com a Guarda Civil Municipal, buscamos implementar diversas medidas para auxiliar no enfrentamento a pandemia e salvar vidas em nosso município”, ressalta a Prefeita Capitã Lucimara.

Logo no mês de janeiro, a Secretaria de Segurança intensificou as fiscalizações no município. Por meio de fiscalização integrada, a Guarda Municipal averiguou possíveis irregularidades no cumprimento das normas sanitárias de combate à pandemia em comércios e bares do município. Cerca de 13 comércios e 11 bares foram averiguados, cinco apresentavam irregularidades e foram fechados.

Também em janeiro, a Guarda Municipal de Valinhos participou de uma demonstração de equipamentos não letais. A demonstração tem como finalidade o estudo desses equipamentos, sendo o primeiro passo para viabilizar sua implementação na segurança do município, que proporcionará tranquilidade e segurança aos moradores da cidade, bem como protegerá o trabalho dos guardas municipais nas diversas ações que desempenham diariamente.

A Prefeitura, também como medida de contenção da pandemia, antecipou a realização de barreiras sanitárias noturnas no município, a ação foi iniciada já no mês de fevereiro e intensificada a partir do dia 25/03, quando passou a ocorrer também durante o dia. Os bloqueios têm como objetivo evitar o deslocamento de pessoas para festas ilegais e aglomerações, bem como orientar a população sobre a importância de não circular sem necessidade neste momento.

Com a implementação do Plano Valinhos, as ações de fiscalização no município foram intensificadas, em cumprimento às medidas restritivas de enfrentamento à Covid-19, publicadas no Diário Oficial do dia 25/02. Além da continuidade das barreiras sanitárias, a Guarda também passou a aplicar autuações por descumprimento das normas sanitárias estabelecidas.

Além disso, a Prefeitura, por meio da GCM, fiscalizou aglomerações e encerrou mais de cem festas ilegais no município desde o início do ano. As denúncias são recebidas pelo 153 da Guarda e averiguadas durante as ações. Entretanto, devido à antecipação das barreiras sanitárias e às diversas medidas adotadas, a incidência de festas ilegais diminuiu consideravelmente nos últimos finais de semana, demonstrando um eficiente resultado dessas operações.

A Guarda Municipal passou também a, além de aplicar multas, conduzir à delegacia os responsáveis por promover aglomerações ou realizar festas clandestinas, para registro de Boletim de Ocorrência (BO).

Durante este período, a GCM, em parceria com a PM, realizou também a Operação Interior Mais Seguro, visando o patrulhamento e a realização de diversas averiguações em bairros da área rural e urbana da cidade.

08/04/2021