Biblioteca de Valinhos recebe autor Luiz Galdino

A Biblioteca Pública Municipal “Mário Corrêa Lousada”, de Valinhos, receberá no próximo dia 28, segunda-feira, às 14h30, o renomado escritor de obras infanto-juvenis, Luiz Galdino. A atividade integra o projeto “Viagem Literária” da Secretaria de Estado da Cultura, que entre os meses de junho e novembro percorrerá 55 bibliotecas do interior e litoral do Estado de São Paulo. O evento é gratuito e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
     Neste mês, o projeto traz o módulo “Bate-papo com o escritor”, voltado ao público infanto-juvenil. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o consagrado Luiz Galdino, autor de títulos como “A Vida Secreta de Jonas”, “O Fantasma que falava Espanhol”, “O Destino de Perseu”, “Saudade da Vila” e “Moleque de Rua”.
     Ao todo, Luiz Galdino tem cerca de 50 livros publicados, dos quais cinco foram selecionados para o Catálogo Permanente da Biblioteca da Juventude de Munique (Alemanha) e para a Feira de Bolonha (Itália), entre eles “Os Cavaleiros do Graal”. No México obteve Menções Honrosas e Especiais junto ao Prêmio Plural. Suas obras também vêm se tornando motivo de estudos em universidades do Japão e Estados Unidos, e temas de teses universitárias na Holanda (Rotterdam) e no Brasil (UFPE).
     Segundo a bibliotecária Márcia Martinez, este projeto serve de estímulo para os usuários de todas as idades.  “Este é o segundo ano que a biblioteca de Valinhos participa do programa. Ele atende tanto crianças e adolescentes, quanto adultos que têm uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos com a presença de ilustres personalidades da literatura, além de visitar a biblioteca e conhecer o acervo municipal que hoje conta com cerca de 23 mil volumes”, conta.
     Em outubro, no dia 23, às 15 horas, haverá o módulo “Para todos” com o autor Paulo Wainberg, voltado ao público adulto. Os interessados em participar do projeto devem se informar junto à Biblioteca de Valinhos (Rua Itália, 477, Jardim Ribeiro) ou pelo telefone 3871-6022.

O programa
     Nesta segunda edição do projeto, a Biblioteca de Valinhos recebeu em junho a escritora Beatriz Bracher que falou sobre o livro “Orlando”, de Virgínia Woolf. Já em agosto, houve o módulo “Conta e reconta”, com os atores Ney Piacentini e Paulo Gandolfi, que, sob a direção de Alexandre Roit, encenaram para um público de todas as faixas etárias a peça Cavalaria Andante, uma adaptação de Dom Quixote de La Mancha, clássico do espanhol Miguel de Cervantes.
     Lançado em 2008, o programa Viagem Literária consolidou-se, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as Bibliotecas públicas das cidades participantes, como um dos mais amplos e diversificados projetos voltados ao livro e à leitura no estado de São Paulo. Em sua primeira edição, no ano passado, levou autores e artistas consagrados a 40 municípios paulistas, atraindo milhares de pessoas às Bibliotecas. Em 2009, o programa cresceu: são 275 atividades e 55 cidades participantes.