Caminhada por Valinhos com turismo tem 65 participantes 

Grupo percorreu seis quilômetros a partir da histórica Casa de Flávio de Carvalho 

Um grupo animado de 65 pessoas percorreu, em clima de descontração e interesse, aproximadamente seis quilômetros da primeira Caminhada por Valinhos com foco no turismo. Emoldurados por um domingo de sol e temperatura amena, os participantes levaram uma hora e meia para completar um roteiro permeado por locais históricos e de lazer do Município, que começou e terminou na Casa de Flávio de Carvalho, marco da arquitetura moderna do Brasil, na Fazenda Capuava. 

O passeio foi realizado pela Prefeitura de Valinhos, com apoio e parceria da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), que está promovendo o Projeto As 14 Maravilhas de Valinhos para divulgar e valorizar o patrimônio histórico da cidade. O roteiro incluiu, entre outras atrações, a sede da TV Século 21, na Rua João Previtale; o Parque dos Girassóis, que margeia a Avenida 2, no Jardim São Marcos; e a Capela da Capuava, na Rua Guiomar Rolim Telles. 

A Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (Acesa), que funciona na Fazenda Capuava, ao lado da Casa do Flávio de Carvalho, apoiou a caminhada e colocou suas instalações à disposição dos participantes, que puderam usar a entidade como base de apoio para o grupo. 

A maior parte dos 65 caminhantes integra o Programa Musculação Ao Ar Livre, da Secretaria de Esportes e Lazer, que conta com 140 pessoas, entre professores e alunos. O grupo promove com frequência caminhadas que percorrem destinos diversos da cidade e também da região, sob o comando do professor Marcos Antônio Lopes, o Marquinhos.

Promovida em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Turismo, a Caminhada por Valinhos com foco em turismo teve como atração principal a Casa de Flávio de Carvalho. Segundo os organizadores o belo domingo serviu como incentivo aos participantes.

No fim do percurso, os participantes puderam conferir um explanação histórica sobre a Casa de Flávio de Carvalho e também sobre o Projeto As 14 Maravilhas de Valinhos. O presidente da APHV convidou todos a participar da votação, que se estende até o dia 15 de outubro, pelo site www.historiavalinhos.com.br. 

“Nosso Projeto visa mostrar para os valinhenses e também para pessoas de fora da cidade aquilo que temos de patrimônio em nossa cidade, tantos os pontos existentes quanto aqueles que foram extintos por demolição ou por crescimento da cidade. A revelação dos pontos vencedores será dia 11 de novembro”, explicou.

A presidente da Acesa, Fernanda Texeira, comemorou ainda a divulgação das atividades da entidade. “Nós funcionamos há 17 anos na Fazenda Capuava e tem muita gente que não conhece a Acesa, assim como nosso trabalho com pessoas com deficiência e nossa luta para manter a entidade aberta e com qualidade de atendimento. Justamente por isso que ficamos felizes cada vez que temos, tal como hoje, a oportunidade de divulgar nossas ações”, comentou Fernanda.

Segundo o professor Marquinhos, a próxima Caminhada por Valinhos, novamente percorrendo atrações turísticas da cidade,  será realizada no dia 9 de outubro, domingo, com trajeto ainda a ser definido.

 

10/09/2019