Caminhada por Valinhos visita pontos turísticos no Centro

Passeio inclui duas Maravilhas de Valinhos, o prédio do Clubes de Mães e a Matriz de São Sebastião

Nem a garoa fina desestimulou os amantes do esporte e do belo visual na última Caminha por Valinhos Turismo do ano, ocorrida nesta quarta-feira (11), no período noturno. O grupo, cerca de 80 participantes, percorreu os principais pontos turísticos da área central, como o Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, o local de concentração, e a feira noturna Quarta É Feira, no CACC, onde ocorreu o encerramento.

O grupo contou com o apoio das equipes das Secretaria de Esportes e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana. Com apoio da Secretaria de Cultura, o museu prorrogou seu horário de atendimento, justificando o fomento ao turismo e à cultura. “Foi uma oportunidade para os caminhantes conhecerem ou se atualizarem do acervo. Contamos  com o tradicional apoio da APHV para a divulgação das Maravilhas de Valinhos”, disse a diretora de Turismo, Fernanda Goi, em agradecimento ao secretário Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big.

O roteiro incluiu paradas na sede dos Clubes de Mães e Matriz de São Sebastião, Maravilhas de Valinhos, e na casinha do Papai Noel para fotos, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV). O término na feira noturna Quarta É Feira seguiu em ritmo de confraternização, em contato com produtores e os sabores de feira, como pastel, milho e outros.

Para o secretário de Esportes e Lazer (SEL), Paulo Sabioni, o Periquito, a prática regular da atividade física é o que leva à boa saúde. “O objetivo foi atingido com a boa execução do planejamento”, explicou. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó, lembrou dos resultados de aliar a atividade física ao turismo. “Essa união gera pertencimento ao cidadão valinhense e a valorização de nossa história”, afrimou.

Segundo o diretor da SEL Gustavo Moysés, para o novo ano está previsto ampliar o atendimento pelo programa Musculação Ao Ar Livre (MAAL) e para as Caminhadas Por Valinhos. “A Secretaria de Esportes e Lazer e Turismo já desenharam o cronograma 2020”, disse o professor Marcos Antônio Lopes, o Marquinhos, responsável pelo MAAL, que convida a todos para participar das atividades.

Caminhada 2020

A previsão é que a próxima edição da Caminhada por Valinhos aconteça em janeiro do próximo ano, com saída prevista do CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) em direção ao Parque Municipal Monsenhor Nuno Nardini, com um trajeto de aproximadamente 10 quilômetros.

13/12/2019