Campanha contra pólio e sarampo é encerrada em Valinhos

Até quinta-feira (13), a cobertura vacinal foi de 78,94% do público-alvo

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em Valinhos será encerrada nesta sexta-feira (14), depois de ter sido prorrogada. Até quinta-feira (13), haviam sido vacinadas 4.015 crianças com menos de 5 anos, com cobertura vacinal de 78,94% do público-alvo, de 5.086 crianças. O objetivo era imunizar 95% do público-alvo.  

A campanha teve início no dia 4 de agosto, com um Dia D de vacinação, e estava prevista para ocorrer até o dia 31, mas foi prorrogada até sexta-feira. Outros dois Dias D de vacinação aconteceram em 18 de agosto e 1º de setembro. 

A maior cobertura da campanha aconteceu na faixa de 3 anos de idade, com 93,83% das crianças vacinadas. A menor cobebertura, de 60,38%, foi na faixa de 1 ano de idade. A vacina continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Valinhos, nos procedimentos de rotina.  

Os pais devem obedecer os calendários de vacinação de seus filhos e podem procurar a UBS próxima de sua casa, com a caderneta de vacinação, para se informar no caso de dúvidas. 

O esquema vacinal para poliomielite é composto por três doses administradas aos 2, 4 e 6 meses, sendo necessários dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Já a imunização contra o sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com reforço aos 15 meses. 

Retorno

Em junho deste ano, o Ministério da Saúde fez um alerta sobre o risco de retorno da poliomielite em ao menos 312 cidades brasileiras, das quais 44 estão no Estado de São Paulo.

14/09/2018