Campanha de coleta de papanicolaou é suspensa

Suspensão ocorre como medida preventiva para combater o coronavírus

A Campanha “Previna-se com Amor”, ação voltada para a coleta de papanicolaou e exame de mamografia para as moradoras de Valinhos, foi suspensa por medida de prevenção ao coronavírus. A campanha foi dividida em quatro etapas, duas já realizadas e duas que tiveram de ser suspensas.

A primeira etapa da campanha aconteceu nos dias 7 e 14, com atendimento no Centro de Atenção à Mulher (CAM). A segunda etapa aconteceria no próximo sábado (21), na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Itália. A última etapa seria no dia 28, na UBS Vila Santana.

A campanha foi suspensa devido às orientações do Ministério da Saúde para que a população evite locais com aglomeração de pessoas e fique em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de Valinhos cancelou todos os eventos e atividades que reúnam pessoas em qualquer quantidade. A ação faz parte do pacote de medidas adotadas pela Prefeitura para combater e prevenir o coronavírus.

“Decidimos pela suspensão porque, além de evitar a aglomeração de pessoas que acontece nessas campanhas, temos muitas idosas que procuram por esse serviço e, neste momento, esse grupo precisa se preservar”, explicou a diretora do Departamento de Programa de Saúde, Greta Ferraro Barduchi.

Medidas

- As aulas nas escolas municipais de Valinhos e nas creches contratadas serão suspensas a partir da próxima semana. Esta semana as escolas estarão funcionando normalmente para que os pais possam se organizar sobre a rotina dos filhos estudantes, mas não haverá registro de faltas.

- Estão suspensas todas as atividades culturais e esportivas do município. Também não será autorizada a realização de eventos na cidade, públicos ou privados, que reúnam pessoas, em qualquer quantidade.

- O atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será suspenso, exceto para casos de urgência e emergência.

- O prazo de validade de receitas médicas de remédios de uso contínuo para retirada nas farmácias municipais será prorrogado.

- Está suspenso o atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), CAPS Álcool e Drogas, Centro Municipal de Atenção Psicopedagógico e Fonoaudiológico (Cemap) e Centro Municipal de Orientação ao Adolescente (Cemoa).

- A limpeza nos ônibus urbanos será feita duas vezes por dia com produtos especiais de limpeza, principalmente em pontos de contato, que os passageiros utilizam para se apoiar, conforme solicitação da Prefeitura. Os ônibus serão lavados uma vez ao dia.

Casos

Valinhos não registrou nenhum caso confirmado de coronavírus. A cidade possui 19 casos aguardando resultado do exame e 10 descartados.

18/03/2020