Cartório eleitoral de Valinhos divulga biometria na Ação Cívica

Técnicos encaminham eleitores para o Cartório, próximo ao Paço Municipal, ou providenciam agendamento

A 34ª Zona Eleitoral de Valinhos está com um estande na Ação Cívica Social, promovida pela 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), do Exército Brasileiro, no Paço Municipal. O estande ficará à disposição dos moradores até as 18h desta quinta-feira (23) com o objetivo de divulgar e agilizar o cadastramento biométrico, obrigatório na cidade. Quem não fizer a biometria este ano terá o título de eleitor cancelado, com consequências em outras áreas.

A biometria pode ser feita até 19 de dezembro no Cartório Eleitoral. Segundo a chefe do Cartório, Andréa Cresta, há quatro técnicos no estande, encaminhando os eleitores para o Cartório, que funciona próximo ao Paço Municipal, para fazer a biometria ou providenciando o agendamento para atendimento em outra data. Para fazer o cadastramento biométrico é preciso apresentar o título de eleitor, um documento de identificação original com foto e comprovante de residência.

Quem não fizer a biometria perderá o título de eleitor, não poderá fazer empréstimos em bancos públicos, não conseguirá renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino nem se inscrever para concurso público, além de não obter o passaporte para viagem internacional. Quem preferir pode fazer o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo (www.tre-sp.jus.sp).

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas. O principal benefício é a segurança. O sistema biométrico garante que nenhum eleitor votará no lugar de outro.

Ação Cívica Social

A Ação Cívica Social faz parte do treinamento do 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), do Exército Brasileiro. O Exército ficará na cidade até esta sexta-feira (24) realizando várias atividades. Segundo o comando, o exercício na cidade é importante para a preparação constante e a prontidão permanente para o cumprimento de sua missão. O treinamento ocorrerá nas ruas da cidade, com patrulhamento motorizado, a pé, operações de busca e apreensão e operações de cerco. O treinamento é previsto no calendário anual e conta com 435 militares.

A Ação Cívica permanecerá em frente ao Paço Municipal até as 18h com vários serviços e brincadeiras, com a presença da Polícia Militar (PM) estadual, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos, Defesa Civil, além do Exército. Está previsto ainda um desfile militar às 16h.

23/05/2019