Centro do Idoso é entregue repaginado e retoma atividades

Evento marca a comemoração da Páscoa entre os participantes do Programa de Atendimento ao Idoso

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio foi entregue pelo prefeito Orestes Previtale à comunidade totalmente repaginado, durante cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (17), que marcou também a comemoração da Páscoa entre os participantes do Programa de Atendimento ao Idoso. Atualmente, o programa conta com o 1,3 mil inscritos e 900 participantes ativos.

O prefeito Orestes Previtale destacou que esta foi a primeira grande reforma realizada no CCI, após a doação do espaço pela empresa Unilever. “Fizemos essa ação de forma programada e pedimos que ocorresse o mais rapidamente possível para devolvermos o local em ótimas condições para a melhor utilização de vocês. É assim que trabalhamos, de forma organizada e cuidando com todo o empenho da área social”, disse o prefeito. 

Orestes lembrou que recentemente, também em atenção à Melhor Idade, foi retomado o Projeto Peixe e Cia, com espaço totalmente revitalizado, no complexo de lagos do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT).

Orestes acrescentou que, com 1,3 mil inscritos, a população atendida no CCI equivalea cerca de 1% da população de Valinhos. “Assim, nada mais justo que dispensemos uma atenção especial a essa parcela da população, assim como estamos fazendo de forma efetiva. Só peço que cuidem desse espaço que é de vocês”, disse.

Após a abertura do evento, foi realizado um culto ecumênico reunindo representantes católicos, evangélicos, espíritas e budistas. Em seguida, foram apresentadas as melhorias realizadas no Centro, que recebeu manutenção para resolver antigos problemas do prédio. Houve distribuição de lanches para os idosos e chocolate de Páscoa em uma embalagem personalizada, confeccionada pela equipe do CCI.

Estiveram presentes também a primeira-dama, Renata Previtale, a vice-prefeita, Laís Helena, os vereadores Luiz Mayr Neto e José Aparecido Aguiar, secretários e diretores. Entre os representantes religiosos estavam o seminarista Diego Scarano, representando o padre Rogério Canciam, da Paróquia São José de Anchieta; o pastor Anipes Spina, representando o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Valinhos (OMEV), Marcelo Marcelo José Amgarten; André Rosa, presidente da União Espírita de Valinhos; e Cibele Priscila Furlan, da Asssociação Buda Darma.

Reforma

A secretária de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, explicou que a reforma durou cerca de quatro meses e foi realizada com recursos próprios da Prefeitura e apoio da empresa Jabil na recuperação do forro. “Essa foi a segunda vez que a Jabil colaborou de forma direta com nosso Programa de Atendimento ao Idoso e somos muito gratos por isso”, disse a secretária.

Entre os problemas que foram solucionados, Dulce citou a infiltração de água no teto, com reforma após a retirada de árvores antigas, que entupiam as calhas e corriam o risco de cair. “Também os tacos que estavam soltos no salão foram reparados, assim como a estrutura metálica externa. Ainda foi executada toda a parte de pintura interna e externa do Centro e recolocada a placa de identificação do local”, detalhou.

Atividades

A secretária destacou ainda que já na próxima segunda-feira (22) as atividades no CCI serão retomadas, com toda a programação existente, nas mais variadas modalidades e cursos oferecidas aos inscritos no Programa de Atendimento ao Idoso.

Entre as modalidades estão vôlei adaptado masculino e feminino, dança de salão para casais, ginástica, liang gong, jogos de salão, teatro, coreografia e yoga. Já os cursos incluem aulas de informática básica, alfabetização informal “O tempo me ensinou”, crochê, canto livre, violão (iniciantes e avançado), pintura em tecido, além de sessões de reiki, que podem ser agendadas.

Para participar do Programa de Atendimento do Idoso é necessário que a pessoa tenha 60 anos ou mais, more em Valinhos e deixe os dados na secretaria do CCI para participar de reunião de acolhimento.

O CCI e funciona na Rua Campos Sales, nº 49, no Centro. Mais informações pelo telefone 3869-2013.

Veja vídeo:

https://youtu.be/EgPJMl0kVO4

 

17/04/2019