CEV 1 terá atendimento para pacientes com suspeita de covid

A Secretaria da Saúde está ampliando a rede de atendimento aos casos de coronavírus em Valinhos com a abertura de um Centro de Apoio e Triagem para a Covid-19. A estrutura vai funcionar no Centro de Especialidades Valinhos 1 (CEV 1), antigo CAUE, na Avenida dos Esportes, 335, região central da cidade, e começa a funcionar nos próximos dias.

O Centro de Apoio vai atender pacientes com suspeita de Covid-19 ou sintomas gripais e vai ser uma alternativa ao serviço oferecido na tenda montada junto à UPA em meio a um cenário de aceleração da doença na cidade.

A nova unidade terá dois médicos, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem e vai funcionar entre segunda e sexta-feira, das 7h às 19h.

Com isto, a Secretaria da Saúde aumentará a capacidade de atendimento de casos mais leves da doença. A média de atendimentos na tenda tem oscilado entre 60 e 85 por dia. Com a nova unidade, esse número deve passar de 200.

Os pacientes são cadastrados e passam por avaliação médica e exames. Os casos mais simples são orientados a voltar para casa e ficar em isolamento social. Os mais complexos são encaminhados para atendimento na UPA e, se for necessário, seguem para internação na Santa Casa.

Além das consultas, a Secretaria da Saúde vai centralizar no Centro de Apoio a realização dos testes para a Covid-19.

Além disso, os casos mais graves serão encaminhados para a UPA, assim como acontece na tenda. Uma ambulância ficará de prontidão para o caso de transporte urgente de pacientes que necessitem de cuidados adicionais.

A medida é mais uma ação da Prefeitura no combate à pandemia na cidade. Veja abaixo algumas ações adotadas pelo Município:

- Aumento do número de leitos de UTI para Covid-19 de 22 para 52 (Santa Casa e Galileo) desde o começo da pandemia

- Criação do pronto-socorro infantil, ginecológico e obstétrico para desafogar a UPA e permitir que gestantes e crianças sejam atendidos com mais conforto e segurança, minimizando riscos de contágio pela Covid-19

- Instalação de uma tenda do Exército na UPA para triagem de pacientes da Covid-19

- Instalação de tendas e estruturas de apoio em todas as UBSs para a vacinação da gripe, evitando que os idosos tenham contato com demais pacientes da unidade e reduzam os riscos de contágio

- Desinfecção das ruas, especialmente em unidades de saúde, Rodoviária, pontos de ônibus e locais de grande circulação

- Entrega de 12,5 mil kits de alimentação para as famílias dos alunos da rede municipal

- Entrega de 3,5 mil kits de alimentação, pela Secretaria de Assistência Social, para famílias em situação de vulnerabilidade

- Criação de um sistema de aulas digitais para os alunos da rede municipal. Sistema ainda em fase inicial, passando por mudanças e recebendo melhorias

- Compra de EPIs para os profissionais da saúde, insumos e uso da criatividade para costura de máscaras em rede solidária de costureiras na cidade

- Gestão responsável do contrato com a Santa Casa, que prevê repasse de R$ 27 milhões durante o ano de 2020, incluindo recursos para atendimento de internações pela Covid-19

- Liberação de R$ 1,5 milhão de verbas parlamentares, após apreciação e aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde, para utilização pela Santa Casa exclusivamente no atendimento a pacientes da Covid-19