Cidade conquista mais obras dentro do PAC 2

O prefeito Marcos José da Silva esteve em Brasília e participou com o presidente Luís Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, dia 6, da cerimônia de assinatura de contratos da segunda parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A cidade foi contemplada com R$ 5,31 milhões para construir rede coletora de esgoto na região do Country Clube (que compreende ainda os loteamentos San Fernando e Chácaras São Bento); além de duas Unidades Básicas de Saúde (valores ainda não divulgados). As verbas são a fundo perdido, ou seja, não precisarão ser devolvidas pelo município aos cofres federais. O prefeito estava acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Tosto. Cerca 500 prefeitos e governadores de todo o país participaram do evento.
A obra que irá permitir a construção da rede de esgoto na região do Country Clube já havia sido anunciada pela Presidência da República em novembro. O bairro Country Clube e região contam apenas com cerca de dois quilômetros de rede de esgoto em funcionamento, entre as ruas Luis Carlos Brunello e Bento Ferraz (área na qual existe um interceptor), o que corresponde a 6% do total de rede necessária. “Com a construção dos 94% de rede restante, perto de 33 quilometros de rede, beneficiaremos um total de 1,1 mil lotes e uma população local estimada em 10,7 mil pessoas”, destacou Marcos, que implantou a rede de água no bairro com recursos do PAC 1.
O projeto aprovado pelo Governo Federal foi desenvolvido pelos servidores do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos). Ele contempla a construção de 33 quilômetros de rede de esgoto e de duas estações elevatórias (responsáveis pelo bombeamento do esgoto para a estação de tratamento no Capuava).

Saúde
Ainda dentro do PAC 2, Valinhos conseguiu duas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), sendo uma para o bairro Parque Portugal e outra no bairro Boa Esperança. A unidade do Parque Portugal será construída em terreno doado pela Família Walker, próximo de onde está sendo finalizada a construção da maior creche municipal. Já do bairro Boa Esperança será na Praça da Bíblia, do lado oposto à quadra poliesportiva, e englobará também os usuários da UBS Santo Antônio, que hoje é instalada em um prédio alugado. “Com essas duas novas unidades, o Parque Portugal, que vem crescendo a cada dia, vai ter sua própria UBS e vamos parar de pagar uma casa alugada para ter o atendimento do Boa Esperança e Santo Antônio em uma área pública”, explicou.