Circuito Cultural marca comemorações de 115 anos de Valinhos

foto_revirada_cultural    A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, preparou uma série de atividades culturais e de lazer, voltada para adultos, jovens e crianças, para comemorar o aniversário da cidade, que no próximo dia 28 completará 115 anos. A programação inclui Re Virada Cultural, Valinhos Cidade Música, Mapa Cultural Paulista, Concurso Fotográfico, Valinhos em Dança, Manhã Sertaneja, entre outras atrações.

 

    Neste final de semana, dias 13, 14 e 15 (sexta-feira, sábado e domingo) será realizada a Re Virada Cultural em diversos pontos da cidade (confira programação abaixo). O evento será aberto com uma exposição de artes, assinada por artistas da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no Centro Cultural "Vicente Musselli", na sexta-feira, 13, a partir das 19h30 horas, com entrada franca. Em seguida, por volta das 20h30 horas, os expositores e o público presente serão convidados a participar da "Noite com as Estrelas", no Observatório Abrahão de Moraes, que fica na Estrada Municipal s/nº, no Morro dos Macacos, em Valinhos. Haverá um ônibus que conduzirá os artistas e convidados. Após a palestra haverá uma atração musical.

    O Valinhos Cidade Música, versão mix, será uma das atrações da Re Virada Cultural, neste domingo, dia 15, a partir das 13h30, no CLT (Centro de Lazer do Trabahador) "Ayrton Senna da Silva". O encerramento da Re Virada Regional da Cultura em Valinhos terá uma atração de peso, enviada pela Secretaria de Estado da Cultura.Trata-se de um Concerto da Sapopemba e Big Band Heartbreakears, às 19 horas, no Auditório Municipal. Todas as atrações são gratuitas.

    Já no próximo dia 20, sexta-feira, começa a inscrição para a seletiva municipal do Mapa Cultural Paulista, nas modalidades artes visuais (artes plásticas, vídeo, fotografia e desenho de humor), música (instrumental e canto coral), dança e teatro. Os interessados poderão obter informações pelo telefone 3871-3646 (Centro Cultural "Vicente Musselli") ou pelo e-mail cultura@valinhos.sp.gov.br

    Entre os dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de maio, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, a AK Produções e Eventos promoverá o 10 º Valinhos em Dança, no Auditório Municipal. O festival terá apresentações em cinco categorias: baby class (até seis anos), infantil (até 11 anos), juvenil I (12 a 15 anos), juvenil II (16 a 18 anos) e sênior (acima de 19 anos).

    A inscrição para o 5º Concurso Fotográfico "Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto", que é gratuita e aberta para maiores de 12 anos, prossegue até o próximo dia 24, terça-feira, quando os trabalhos e documentação deverão ser entregues até as 17h30, no Centro Cultural. O concurso objetiva fazer com que os fotógrafos, amadores e profissionais retratem aspectos da cidade. O Regulamento está disponível no site www.valinhos.sp.gov.br e informações poderão ser obtidas pelo telefone 3871-3646, ou e-mail para cultura@valinhos.sp.gov.br

No último domingo de maio, dia 29, será realizada também como parte das comemorações dos 115 anos de Valinhos, a 25ª edição do Manhã Sertaneja, a partir das 9 horas, no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) "Adoniran Barbosa", com entrada franca.

 

2ª Re Virada Cultural integra programação de aniversário de Valinhos


     
A 2ª Re Virada Cultural em Valinhos será realizada desta sexta-feira, dia 13, a domingo, dia 15, dentro das comemorações dos 115 anos da cidade. O projeto do Governo do Estado é promovido em parceria com a Prefeitura e oferecerá diversas atrações culturais entre exposição de trabalhos de artistas da RMC (Região Metropolitana de Campinas), palestra de astronomia, shows com bandas, encontro de dança, além de peças de teatro e performances (veja programação e locais abaixo).

    Segundo o secretário de Cultura, Mário Farci, que é coordenador da Câmara Temática de Cultura da RMC, os artistas e grupos dos vários segmentos que irão participar da Re Virada Cultural foram cadastrados. Ele explica que não haverá pagamento de cachês pela participação nos eventos, uma vez que um dos objetivos é promover e apoiar a diversidade cultural da RMC. A responsabilidade da administração municipal é oferecer alimentação aos grupos e a infraestrutura necessária para a realização dos shows. Já a Secretaria de Estado da Cultura fornece o material de divulgação e promove uma atração do Circuito Cultural Paulista.

    Informações podem ser obtidas no Centro Cultural "Vicente Musseli", que fica na Avenida Joaquim Alves Corrêa, 627, no bairro Santo Antonio, ou pelo telefone 3871-3646.

 

Programação Re Virada Cultural

Sexta, dia 13/05:

- 19h30 - Abertura de exposição de artes plásticas, assinada por artistas da cidade e da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no Centro Cultural "Vicente Musselli" (Av. Joaquim Alves Corrêa, 627 - Jd. Santo Antonio – telefones 3871-3647 ou 3871-3967)

- 20h30 – "Noite com as Estrelas", no Observatório Abrahão de Moraes, (Estrada Municipal s/nº – Morro dos Macacos – Valinhos)

 

Sábado, dia 14/05:

- 9h00 – Abertura (Coreto do Largo São Sebastião)

- 9h20 – Apresentação da Corporação Musical de Valinhos

-10h20 – Apresentação da Corporação Musical de Vinhedo

-11h00 – Sorteio da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos)

-11h30 – Apresentação de MPB (Música Popular Brasileira) com professores do Centro Cultural "Vicente Musselli"

-14h30 - Encontro de Dança (Auditório Municipal - Rua 21 de Dezembro, 66, Centro – telefone 3869-4049). Participação dos grupos Cia. Luz do Nilo de Valinhos; Corpo de Baile do Centro Cultural "Vicente Musselli", Grupo Municipal de Dança de Nova Odessa; Academia Espaço D de Dança de Valinhos; GBC Infantil do Centro Cultural "Vicente Musselli"; Grupo Toque de Alma de Americana; Projeto Pró-Dança de Campinas; O1É Cia. de Dança do Centro Cultural "Vicente Musselli".

- 19h30 – Festival de Improvisos com apresentações de peças teatrais e performances (Auditório Municipal – Rua 21 de Dezembro, 66 – Centro – telefone 3869-4049);

 

Domingo, dia 15/05:

- 9h30 - Encontro de violeiros e duplas sertanejas (CACC – Centro de Artes Cultura e Comércio – "Adoniran Barbosa" – Avenida dos Esportes, ao lado da Rodoviária); com a participação da Comitiva da Esperança de Hortolândia

-10h30 – Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos

-11h30 – Orquestra de Violeiros de Pedreira

- 13h00 - Encontro de grupos musicais: rock, MPB, samba, reggae, entre outros gêneros (CLT - Centro de Lazer do Trabalhador "Airton Senna da Silva" - Av. Dr. Altino Gouveia, s/nº - Jd. Pinheiros – telefone: 3929-5649)

-13h30 – Banda Melancolia Letícia - Valinhos

-14h30 – Banda IN3 - Itatiba

-15h30 – Banda Tharrol - Valinhos

-16h30 – Jack Rock e Blues - Vinhedo

-17h30 – Jamil de Souza e Zara - Americana

-18h30 – Banda Triz - Valinhos

- 19h30 – Rock One - Jundiaí

-19h00- Grupo Sapopemba e Big Band Heartbreakers (Auditório Municipal de Valinhos - (Rua 21 de Dezembro, nª 66, Centro - telefone 3869-4049). Entrada franca.