Começa construção da maior escola da cidade

As obras de construção da maior escola municipal da cidade começaram nesta quarta-feira, dia 8, com a terraplenagem do terreno. A unidade ficará no Parque das Colinas, próxima ao Residencial Alvorada, e visa atender a demanda de estudantes que surgirá quando os novos apartamentos que serão construídos na região estiverem prontos. As obras serão todas custeadas com recursos da própria Prefeitura.
Em junho deste ano, o prefeito Marcos José da Silva anunciou que empreendedores imobiliários o procuraram buscando ajuda para a inclusão de projetos para a região do Parque das Colinas no Programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. Ao todo, serão construídos mais de 1.440 apartamentos naquela região para a renda de 0 a 3 salários mínimos (688 unidades) e de 3 a 6 salários mínimos (760 unidades). Outros 500, para a faixa de 6 a 10 salários, serão construídos na rua Rosa Belmiro Ramos, no bairro Jardim Elisa.
“A cidade precisa de novas habitações, mas temos também que pensar que o número de alunos daquela região vai aumentar consideravelmente e que as unidades de ensino já existentes nas proximidades já começam a mostrar dificuldades em atender a demanda. Vamos nos antecipar, pois as unidades habitacionais serão entregues até 2012. Na área da saúde também haverá melhora. Hoje os usuários do sistema público de saúde utilizam a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Capuava e com a construção do Pronto Atendimento do Jardim Paraíso, que já está em fase de levantamento das paredes, eles serão atendidos lá”, informa o prefeito.
Pelo projeto da Prefeitura, a nova escola terá 18 salas de aula para abrigar os alunos de EMEB (Escola Municipal de Educação Básica), que compreende as antigas EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental). Serão quatro pavimentos que também incluirão quadra poliesportiva, biblioteca, sala de informática, cozinha, banheiros, pátio, salas para professores e coordenadores, diretorias e vice-diretorias, salas para reforço, entre outros.
“Vai ser um marco na história construir a maior unidade escolar municipal da cidade. Fico muito feliz com isso. A obra só vem a somar nesse projeto para a Educação que estamos desenvolvendo desde 2005, com entrega de uniformes, apostilas, kits de material escolar, reformas e construções de escolas e capacitações para os professores”, concluiu o prefeito.

Na região
Ainda para atender os alunos daquela região, já está em construção a nova unidade do Jardim Paraíso, ao lado da EMEB Cecília Meirelles. O prédio terá capacidade para atender 350 alunos da pré-escola e primeiros anos do Ensino Fundamental, numa área de mais de 703 m², distribuídos em parte administrativa e pedagógica. A administrativa será composta por sala dos professores, secretaria, sala de diretoria e coordenação, cozinha, despensa, sanitário dos funcionários e almoxarifado. Já a parte pedagógica consistirá em seis salas de aula, sala de informática, biblioteca, sanitários e vestiários e para portadores de deficiência, além de pátio coberto e quadra poliesportiva. A obra será edificada com recursos da própria Prefeitura.