Compras presenciais são retomadas em feiras de Valinhos

Quarta É Feira e Sábado Também é Feira vão acontecer nesta semana no CACC e São Marcos, respectivamente, com restrições de acesso e medidas para evitar contágio do coronavírus

As compras presenciais no Quarta É Feira e no Sábado Também é Feira serão retomadas nesta quarta-feira (29), respectivamente, no Centro de Artes, Cultura e Comércio de Valinhos (CACC) Adoniran Barbosa e na quadra do Santa Gertrudes, no Jardim São Marcos, em Valinhos. Uma série de medidas de proteção ao contágio pelo coronavírus continuarão sendo adotadas para proteger consumidores e produtores.

Na manhã da quarta-feira e na véspera do sábado, os locais que abrigam as feiras passarão por um amplo processo de limpeza e desinfecção, para a segurança de todos.

As feiras presenciais poderão ser retomadas porque a região de Campinas, onde está Valinhos, conseguiu deixar a Fase Vermelha e está na Fase Laranja, menos restritiva, do Plano São Paulo de combate ao covid-19.

A classificação das fases leva em conta número de casos na região, registro de mortes e capacidade de internação. Com o avanço para a fase laranja, o Município pôde adotar medidas de abertura controlada de comércio e serviços.

As feiras de Valinhos haviam sido suspensas no dia 23 de março. A Quarta É Feira foi retomada no dia 22 de abril em sistema de drive thru, em que os consumidores eram atendidos dentro de seus veículos, percorrendo os estandes dos agricultores dispostos em forma de U dentro do CACC.

Na Quarta É Feira, a retomada das compras presenciais vai acontecer no mesmo horário do drive thru, das 17h às 20h. As barracas estarão centralizadas e espaçadas para facilitar o acesso dos compradores com o distanciamento necessário. Não haverá praça de alimentação.

Todo o espaço no interior do CACC será demarcado para controlar a distância entre os consumidores e entre os consumidores e os produtores. O CACC vai funcionar com 40% de sua capacidade e apenas 137 pessoas poderão estar no interior do recinto simultaneamente. Caso haja fila, também haverá marcações para determinar o distanciamento dos consumidores.

A Sábado Também É Feira, descentralização da Quarta É Feira para a região do São Marcos, acontecerá das 7h às 11h e terá os mesmos cuidados para garantir a proteção dos clientes e agricultores, com distanciamento demarcado, restrição de acesso e controle de filas de compradores para evitar aglomeração.

Todos deverão usar máscaras, clientes e vendedores. Haverá álcool em gel disponível em todas as barracas. A orientação é para que apenas uma pessoa da família vá à feira.

A Quarta É Feira conta com 38 agricultores cadastrados para vender produtos diretamente da roça para o consumidor e seus derivados, como queijos, compotas, doces e conservas. A Sábado Também É Feira copnta com 15 agricultores. O número de produtores que vão participar da feira presencial ainda não está confirmado. Todos os cadastrados podem aderir, mas a expectativa é de que nem todos compareçam, por questões de saúde.

Programa

O programa Quarta É Feira iniciou as atividades 20 de setembro de 2017, como incentivo à agricultura familiar desenvolvido pela Prefeitura. A feira noturna garante ao valinhense condições de comprar hortifrútis diretamente das mãos do produtor rural. Oferece condições para melhorar a lucratividade de quem realmente se submete a todos os riscos do negócio.

Agricultores comercializam seus produtos frescos com preços atrativos para os consumidores, fomentando a agricultura local e promovendo alimentação de qualidade. Na feira é possível encontrar os mais variados vegetais, orgânicos, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), produtos diversificados e artesanais, como mel, doces, compotas, pão integral, e outras novidades.

 

28/07/2020