COMTUR promove última reunião itinerante deste ano na Mafiosa

Debate incluiu campanha natalina de Valinhos, Festa do Figo e Expogoiaba

A última reunião itinerante do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Valinhos de 2019 aconteceu nesta terça-feira (10), na Cervejaria Mafiosa. A pauta debatida foi ampla, incluindo a construção do site do órgão, a campanha natalina da Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), a Festa do Figo e Expogoiaba e outros temas. Após o debate, houve uma confraternização de encerramento dos trabalhos.

Durante o encontro, foi estabelecido a manutenção das reuniões na segunda segunda-feira de cada mês, a partir de janeiro. “Será mantido o Projeto Itinerante, que tem o objetivo de divulgar os atrativos de nossa cidade e estreitar os laços com o empreendedorismo”, explicou a secretária do COMTUR, Fernanda Gois, também diretora de Turismo. Segundo ela, o departamento aguarda orçamentos para instruir o processo de compra do próprio site do órgão.

“O turismo se pratica no coletivo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Rodrigo Fagnani Popó. Ele agradeceu o empenho dos conselheiros, da união do poder público com o privado, em prol ao desenvolvimento do turismo da cidade, e mantém a dedicação da SDE. O secretário de Esportes e Lazer, Paulo Periquito Sabioni, o Periquito, destacou o projeto Caminhada Por Valinhos, idealizado para unir atividade física e saúde com a divulgação dos pontos turísticos da cidade.

Durante a reunião, foi apresentada a campanha promocional de Natal da ACIV, que valoriza o comércio local por meio da distribuição de R$ 17 mil em vale-compras. As lojas participantes estão identificadas.

Também foi divulgado que a Festa do Figo e Expogoiaba terá um espaço dedicado às 14 Maravilhas de Valinhos, da Associação de Preservação Histórica (APHV). “As entidades fortalecem a identidade da festa”, afirmou Luís Previtali, presidente da Comissão Organizadora.

A direção do Shopping Valinhos lembrou que a cidade irá ganhar um novo fast food, a Pizza Hut, com previsão de inauguração no dia 20. Haverá também sorteio de dois vales-viagens, no valor de R$ 10 mil cada, na campanha de Natal deste ano para os consumidores do shopping.

Cervejaria e confraternização

A presidente do COMTUR, Neusa Marreto, representante da Associação de Guias e Monitores de Valinhos, presenteou o anfitrião, com uma cesta de figos e goiabas e peças do artesão local Aldemir Candido, para a decoração do espaço, que valoriza a cultura e o turismo da Capital do Figo Roxo, em nome da Associação.

A Cervejaria Mafiosa trabalha para 2020 a receita da Little Valley Weiss, que vai incluir frutas da cidade, como o figo, a goiaba e a seriguela. É uma forma de valorizar e divulgar a cidade para todos os destinos da cerveja, que hoje recebe consumidores em seu jardim de ar intimista e é comercializada em várias cidades do Brasil.

A cervejaria representa Valinhos na rota Cervejeira do Estado Paulista, lançada em setembro, no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. O local surgiu da paixão do grupo de amigos que se reunia para produzir cerveja em casa, descobrir novos sabores e aromas, lembrando a fabricação caseira de bebidas durante a lei seca americana, controlada pela máfia italiana, daí o nome da cervejaria, que passou a cproduzir em escala comercial a partir de 2015.

Além da cervejaria, o grupo do COMTUR foi recepcionado pela Confeitaria de Paris, que trouxe para Valinhos clássicos da pâtisserie francesa. A confeitaria oferece planejamento criativo para encomendas e atendimentos para eventos sociais e corporativos.

Participaram do encontro, os conselheiros do COMTUR Valinhos, empreendedores da Cervejaria Mafiosa, da Confeitaria de Paris, do Camping Macuco Lazer e Parque Aquático, das agências de viagem Eny Turismo e Via Néia, da Prática Notícias, do Rotary Club de Valinhos, vereador André Amaral e assessoria, profissionais da educação, do esporte, da cultura, do trade turístico e da mais nova concessionária da cidade, o grupo Jeep SIM, além dos secretários.

13/12/2019