Comtur Valinhos promove primeira reunião itinerante

Encontro evidencia pontos turísticos e atrativos, e aproxima Conselho da iniciativa privada

Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Valinhos promoveu na segunda-feira (8) sua primeira reunião itinerante. O objetivo desse tipo de encontro é evidenciar alguns pontos turísticos e atrativos, além da aproximação com a iniciativa privada. No evento, foi debatido o projeto da nova lei do Conselho Municipal, atualizada às diretrizes estaduais.

O projeto Comtur Itinerante foi idealizado desde julho de 2018. “A iniciativa oxigena as tratativas e amplia a troca de experiências”, disse a diretora de Turismo, Fernanda Goi. O Conselho Municipal foi reativado na atual administração, visando principalmente acesso às verbas de projetos e desenvolvimento do turismo local.

A ideia é convidar a iniciativa privada para as reuniões, consideradas força motriz do Conselho Municipal. “O ambiente favorece a discussão do turismo, além de divulgar os espaços”, explicou o diretor de Indústria Comércio e Serviços, Luís Gustavo Previtali. Para a presidente do Comtur, Neusa Marreto, também representante da Associação de Guias e Monitores de Valinhos, a iniciativa inova e traz leveza às robustas pautas do órgão.

Na primeira edição, o Comtur foi convidado a se reunir no Café Check-In, novo empreendimento que compartilha a localização da agência de turismo Vianéia Soluções em Turismo, na Joaquim Alves Corrêa, n° 4.431. A proposta foi bem aceita pela iniciativa privada. “O Comtur Itinerante aproxima os empreendedores do órgão, projeta e divulga os espaços da cidade”, garante Néia Marcílio, sócia-proprietária do Café Check-In/ Vianéia Agência de Viagens.

O órgão já definiu o calendário das próximas reuniões. São elas dias 13 de maio, 10 de junho, 15 de julho, 12 de agosto, 9 de setembro, 14 de outubro, 11 de novembro e 9 de dezembro deste ano. “As convocações são publicadas no Boletim Municipal, incluem também a pauta e o local. Os encontros são abertos ao público, para participar dos diálogos”, afirmou a diretora de Turismo.

O espaço e equipamentos da Prefeitura continuam disponíveis ao conselho municipal.  O Comtur é o principal canal de participação popular, essencial para a promoção do turismo no município.

 

12/04/2019