Comunidade se mobiliza para revitalizar biblioteca de EMEB

Espaço vai ganhar uma festa de inauguração neste sábado (9), aberta aos moradores

Uma grande mobilização de pais, alunos e profissionais da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Jorge Bierrembach de Castro, em Valinhos, deu vida a um novo espaço de cultura, aprendizado e conhecimento. Todos trabalharam empenhados para criar a nova biblioteca da escola, que vai ganhar uma festa de inauguração neste sábado (9), das 9h às 13h30, aberta a toda a comunidade.   

A iniciativa deu asas à contribuição de todos os envolvidos e a um espaço para incentivar, estimular a leitura e o processo criativo dos estudantes. Antes da reformulação, a biblioteca dividia o espaço com materiais de apoio pedagógico.

A festa de inauguração terá diversas atrações, entre elas apresentação de violão, teatro e exposição de artes dos alunos. Um momento especial do evento será a apresentação da Fanfarra da escola, que sempre foi destaque nos desfiles cívicos de 7 de setembro e em outros eventos municipais.  Haverá também praça de alimentação com venda de pastéis, doces, sorvetes e refrigerantes.

O apoio da comunidade foi fundamental no projeto da nova biblioteca, segundo o diretor da EMEB Jorge Bierrembach de Castro, professor Fábio Cesarini da Silva. Segundo ele, graças a esse apoio, a biblioteca já conta com um acervo de aproximadamente 4 mil volumes entre livros infantis, infantojuvenis, ficção e de pesquisa.

“A restruturação da biblioteca foi um desafio, pois falamos tanto em incentivar a leitura, mas nem sempre as escolas conseguem oferecer um espaço agradável e aprazível, onde os livros possam ser tratados com o devido carinho e os alunos se encantem com o local”, explicou o diretor.

Segundo Silva, o espaço foi revitalizado, ganhou nova pintura e um grafite especial feito pelo artista Jensen, além da de tapetes, pufs e, na parede, frases do escritor Rubem Alves. “Ganhamos uma nova biblioteca e também um espaço novo para o apoio pedagógico”, disse.

 

08/11/2019