Conselho de Saúde promove palestra para conselheiros

Reunião abordou atuação dos titulares e suplentes que serão eleitos para o biênio 2019/2021

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Valinhos promoveu na noite desta terça-feira (5) uma palestra na Sala Ivan Fleury, no Paço Municipal, destinada aos conselheiros comunitários de Saúde das 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. A atividade abordou as atribuições dos Conselhos de Saúde e a atuação dos conselheiros titulares e suplentes eleitos, nomeados para o biênio 2019/2021.

A palestra foi ministrada pelo advogado e radialista Ulisses do Porto Salvador e contou com a participação da atual presidente do Conselho Municipal de Saúde de Valinhos, Luísa Marques Nunes. Também estiveram presentes no evento os conselheiros integrantes da Comissão Eleitoral, constituída para a realização das Eleições dos Conselhos Comunitários de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2019/2021, Helena Tamiko Honda Tanaka, Jesus Gervázio Candido, Luiz Carlos Fustinoni e Paulo Henrique Speglich.

Ao final da palestra, os integrantes da Comissão Eleitoral explicaram aos conselheiros comunitários de Saúde sobre as próximas etapas que serão realizadas para a composição do Conselho Municipal de Saúde.

A composição dos conselhos de Saúde destina-se a atender um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público e a Administração Pública, para evitar que o pleito ocorresse junto com as eleições municipais do próximo ano. A Lei Municipal nº 3.896/2005 determina que as eleições dos Conselhos não podem coincidir com as eleições para o mandato do Executivo.

07/11/2019