Construção do campo de futebol do Jd. São Marcos está em fase final

Os esportistas do Jardim São Marcos estão bem próximos de uma importante e desejada conquista. A Prefeitura de Valinhos está finalizando a construção do tão aguardado campo de futebol no bairro, com 90 por 45 metros, que fica na Rua 12. A obra era um compromisso do prefeito Marcos José da Silva (PMDB) com moradores do bairro e deverá estar concluída nas próximas semanas.
Segundo o secretário de Obras Públicas, José Antonio Francisco Alves, estão sendo finalizados os trabalhos de adubação do gramado e a construção de uma calçada na lateral do campo até o vestiário. O secretário explica ainda que faltam demarcar o gramado e instalar as traves. A obra incluiu ainda terraplenagem, construção de talude ao redor do campo, plantio de grama, colocação de alambrado e drenagem.
Para o prefeito Marcos, a construção do campo de futebol no Jardim São Marcos é de grande importância. “Investir em esporte significa cuidar da saúde, da sociabilização, entre outros fatores que refletem na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Essa é uma região que cresceu bastante nos últimos anos e tinha um déficit na área esportiva. Existem cinco equipes de futebol e um grande número de praticantes desse esporte. O campo ajudará suprir essa procura, além de servir como meio de integração entre a comunidade da região”, avaliou.

Outros investimentos
Ainda na área esportiva a região ganhou, em 2006, uma quadra poliesportiva, localizada no Jardim São Luiz, vizinho ao Jardim São Marcos.
Além do campo de futebol, a Prefeitura está concluindo a construção no bairro da primeira unidade de Pronto Atendimento de Saúde fora do Centro da cidade. A obra está sendo feita com verba do Governo Estadual, conseguida por intermédio do deputado estadual Jonas Donizette (PSB). O Pronto Atendimento também abrigará a Unidade Básica de Saúde do bairro, que já se tornou pequena para atender a demanda na região.
O prefeito Marcos, depois de mais de 15 anos de criar o bairro, está se empenhando pessoalmente desde o início de sua administração em 2005, junto à CDHU (Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano), para ajudar os moradores conseguirem a titularidade e escritura dos imóveis. "Isso está bem próximo de ser resolvido", afirma o prefeito.
Outra obra que a Prefeitura realizou no Jardim São Marcos, em parceria com empreendedores da região, foi a ponte que liga o bairro ao Centro da cidade. O bairro ainda ganhou na administração do prefeito Marcos postos da Guarda Municipal e de atendimento bancário do Banco Real e teve suas ruas recapeadas. Já o Jardim São Luiz teve as vias pavimentadas.

O bairro
O Jardim São Marcos é o bairro popular com maior número de casas, 903. O núcleo habitacional foi construído pela CDHU (Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano) na primeira gestão do prefeito Marcos e inaugurado no dia 19 de dezembro de 1992, portanto há 17 anos. De lá para cá, a região com a incorporação de outros bairros,  se transformou em uma minicidade, com uma população de cerca de 15 mil pessoas.