Consumidor aprova sistema de drive thru da Quarta É Feira

Sistema foi viabilizado para auxiliar as vendas dos produtores rurais e permitir acesso seguro dos consumidores

O sistema de drive thuru da Quarta É Feira passou pelo teste nesta quarta-feira (22), no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa, em Valinhos. Com medidas de proteção adequadas, produtores rurais de Valinhos comercializaram seu produtos para consumidores dentro de seus veículos, evitando aglomeração de pessoas.

A feira, realizada com apoio da Prefeitura Municipal todas as quartas-feiras, recebeu autorização do Departamento de Vigilância Sanitária para operar com drive trhu na pandemia de coronavírus. O sistema foi viabilizado para auxiliar as vendas dos produtores rurais e permitir acesso seguro dos consumidores.

A medida foi aprovada por produtores e consumidores que estiveram no local nesta quarta-feira. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), cerca de 100 veículos circularam pelo CACC entre as 17h e 20h desta quarta-feira.

Motoristas e passageiros fizeram as compras sem descer do carro, com conforto e segurança, percorrendo 16 bancas com produtos variados. Eles puderam escolher verduras, legumes, cogumelos, ovos, frutas, pamonha, mel, doces e artesanato, inclusive, máscaras de tecidos laváveis,

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Gustavo Bottura Privitali, para completar a volta, passando pelas 16 barracas, os consumidores levaram em média 25 minutos.

Eles foram recebidos pelos produtores, no máximo dois por banca, que usaram máscaras e álcool em gel para higienização pessoal e das embalagens. Depois de escolher os produtos, o pagamente é feito, preferencialmente com cartão de débito ou crédito. As máquinas são higienizadas a cada compra, explicou o secretário.

Previtali afirmou que a expectativa é de que na próxima semana mais produtores e consumidores participem do drive thru. Ele destacou que a Secretaria vai avaliar, com os produtores, melhorias que podem ser adotadas.

Compra com qualidade

O secretário explicou que o sistema foi adotado para ajudar os pequenos produtores com a venda de sua produção e geração de renda neste momento de quarentena. “Os produtores estavam perdendo colheitas porque não conseguiam fazer a venda. E os consumidores podem continuar comprando produtos de qualidade, fresquinhos e com ótimos preços”, destacou.

Esse sistema traz segurança para quem vende e compra. É muito bom seguir com nossas vendas, mesmo com as medidas de controle e higiene para manter o distanciamento social tão necessário no momento”, comentou Ana Lúcia Patrocínio Pavan, que vende doces feitos com figo.

A empresária Renata Martins contou que é cliente assídua da Quarta É Feira. “Estou adorando que voltou a ter a feira, mesmo que seja no sistema de drive thru. É tudo uma questão de adaptação. Fazem falta o contato e a conversa com os produtores. Mas ainda bem que podemos colaborar com eles para venderem seus produtos. Comprei muitas coisas e a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, principalmente porque aqui temos qualidade e bons preços”, comentou.

O engenheiro Alexandre Ceconi, também frequentador Quarta É Feira, elogiou o drive thuru pela segurança necessária neste momento. “Ajudamos os produtores que estão com dificuldades de vender seus produtos em função do distanciamento social e nem precisamos sair do carro para comprar”, destacou.

Operação

A Prefeitura Municipal montou um esquema especial para o drive thru da feira, envolvendo agentes de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal. Eles controlam o acesso dos veículos e fiscalizam o cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento.

Os veículos devem acessar o CACC pela Avenida dos Esportes (pela pista sentido bairro-Prefeitura, oposta à Rodoviária), em fila única, e seguir em direção aos estandes de vendas em formato de ‘U’ até a saída.

A orientação é para que os clientes estejam com máscaras e fiquem somente no interior de seus veículos, de onde fazem os pedidos e são atendidos pelos feirantes a uma distância de dois metros. Os vendedores também utilizam máscaras, luvas e higienizam as embalagens das mercadorias com álcool 70%.

Outra recomendação dé para que os clientes permaneçam no drive thru pelo menor tempo possível. “Estipulamos cinco minutos por venda, a cada cliente, por estande. Assim todos podem aproveitar as compras sem prejudicar a circulação dos veículos e aglomerações nas filas”, pediu Previtali.

Para mais informações sobre o novo atendimento da feira, o telefone é o 3849-8091, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A Quarta É Feira é realizada há quase três anos, por meio do Departamento de Apoio à Agricultura. Normalmente a feira conta com a participação de cerca de 40 pequenos produtores rurais de Valinhos que oferecem produtos fresquinhos, direto da plantação para a mesa do consumidor.

 

23/04/2020