Consumo consciente: Professores do 3º ano participam de palestra

Plataforma digital reúne informações e materiais de referência sobre o tema

Professores dos 3ºs anos da Rede Municipal de Ensino de Valinhos participaram da palestra “Consumo consciente e controle de produção de resíduos”, promovida pelo Edukatu - Rede de Aprendizagem e Mobilização de Professores e Alunos para o Consumo Consciente, do Instituto Akatu de Consumo Consciente.

O encontro, realizado na Secretaria de Educação esta semana, foi coordenado por Fernando Martins, do Instituto Akatu, que apresentou a palestra para aproximadamente 55 professores e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais.

O evento contou com a participação do secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, que avaliou com muito positiva a proposta que enriqueceu temas já trabalhados na Rede Municipal.

“O consumo consciente deve ser abraçado pelos educadores. Somente poderemos falar de um meio ambiente saudável e equilibrado se educarmos as futuras gerações para esse tipo de consumo”, afirmou.

De acordo com Fernando Martins, o objetivo de apresentar aos professores a Rede Edukatu busca incentivá-los para a troca de conhecimentos e práticas sobre o consumo consciente. “Essa plataforma tem essa função, de promover a troca desse conhecimento entre professores e alunos”, explicou.

Segundo a professora Fabíola Córdon, coordenadora da área de Ciências, a proposta apresentada pelo Instituto Akatu foi bem avaliada pelos professores e coordenadores presentes e a grande maioria manifestou interesse em aderir ao projeto.

Para a Coordenadora Pedagógica da EMEB Professora Marli Aparecida B. Bazetto, do Parque Portugal, Eldimara N. Oliveira, a palestra foi elucidativa ao mostrar que há uma ideia errônea de que a reciclagem de lixo irá resolver tudo. “É uma reflexão importante para trazermos para dentro da sala de aula”, disse.

A professora Maria José, da EMEB Fany Moletta, afirmou que a palestra foi inspiradora e a levou a procurar novos materiais para trabalhar com sua classe de aula.

De acordo com Fernando Martins, a plataforma Edukatu está disponível na internet, reunindo informações e materiais de referência sobre o tema, com atividades por meio de circuitos de aprendizagem.

Essa navegação guiada é uma experiência inovadora que os levará a solucionar desafios de pesquisa e estudo, promover debates, compartilhar produções ou criações sobre o tema e promover ações práticas de intervenção nas comunidades escolares envolvidas.

“O Edukatu visa ser também um instrumento de mobilização, facilitando o desenvolvimento de uma comunidade de engajamento contínuo em favor do consumo consciente”, disse o palestrante.

Zeno Ruedell afirmou que levar essa discussão para a sala de aula faz com os alunos e a comunidade reflitam melhor sobre os “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, definidos pela ONU, especialmente o 11º,  Cidades e Comunidades Sustentáveis, e o 12º, Consumo e Produção Responsáveis.

“Diretamente atuamos para a consecução desses dois objetivos ao educarmos nossos alunos para o consumo consciente e, indiretamente, vamos trabalhar outros objetivos, entre eles a vida na água e a vida terrestre”, disse.

05/07/2019