Contêineres voltam a recolher lixo no Centro de Valinhos sexta

A partir da próxima sexta-feira (8/12), a coleta de resíduos na região central de Valinhos volta a receber o apoio dos contêineres. Ao todo serão disponibilizados 35 pares de contêineres, estrategicamente localizados, para que comerciantes e população destinem os resíduos sólidos. 

Os de cor azul serão para o descarte de recicláveis, já os marrons para o lixo orgânico. A Prefeitura Municipal de Valinhos (PMV) lembra que para manter a cidade limpa, visualmente agradável e longe de pragas urbanas, é preciso do apoio da população.

"Foi realizado todo um planejamento para se definir os locais de instalação visando um melhor aproveitamento. A volta dos conteineres vem para organizar melhor a coleta dos resíduos, mas a cima de tudo, para facilitar a vida dos comerciantes na região central, à medida que a disposição dos resíduos pode ser feita em qualquer horário, ainda mais nessa época do ano em que o comércio ficará aberto até mais tarde e o fluxo de pessoas tem um grande aumento", informou Gustavo Sirianni, diretor do Departamento de Limpeza Pública, pertencente à Secretaria de Obras e Serviços e Públicos.

Quando separados corretamente, objetos como garrafas pets, plásticos, vidros e alumínios podem ser reaproveitados na sua próprio linha de produção. Isso é economia circular, uma tendência de consumo consciente, que valoriza ao máximo a matéria-prima disponível e colabora para diminuir a poluição e preservar o meio ambiente e seus recursos naturais.

Outro fato importante é que os produtos coletados pela municipalidade ganham destinação nobre e comprovada. A Recoopera, cooperativa de reciclagem que desde 2012 atua em parceria com a PMV, só comercializa os resíduos para empresas certificadas e que atuam de acordo com as leis ambientais.

"O contêiner auxilia a coleta, uma vez que o reciclável fica separado do material orgânico, melhorando sua eficiência, que por sua vez contribui para uma melhora na qualidade do material que chega à cooperativa. Pedimos a colaboração da população para que respeite os locais onde estes estarão instalados, e que entre em contato com o departamento de limpeza pública em caso de dúvidas e denúncias sobre descarte irregular", ressaltou o diretor, informando ainda que o contato telefônico pode ser feito pelos números (19) 3829-6030 ou (19) 3829-6012.

Também são itens recicláveis papéis e embalagens em geral. Itens como guardanapos, bandejas de isopor sujas ou engorduradas e roupas não são reaproveitados e devem ser descartados na coleta domiciliar, ou seja, no contêiner marrom.

Horário especial

A Prefeitura lembra que nos feriados de Natal, dia 25 de dezembro, e de Ano Novo, dia 01 de janeiro, não haverá serviço de coleta de lixo. Todo material só deve ser colocado nos contêineres no dia posterior.

Os moradores dos bairros que ficarão sem coleta de recicláveis neste período poderão utilizar os contêineres azuis no Centro da cidade, se assim desejarem.