Corte da 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba é eleita em jantar 

Corte da 70ª Festa do Figo e 25º Expogoiaba é escolhida durante jantar 

Gabriela Mathias Oliveira foi escolhida rainha da 70ª edição da Festa do Figo e da 25ª da Expogoiaba. A primeira princesa será representada por Isabelly Karoline de Godoi
 e a segunda princesa, por Amanda Caroline Amaral. A corte dos 70 anos da festa foi eleita no jantar de coroação, na noite de sexta-feria (30), com a participação de ao menos 500 pessoas, na Fonte Santa Tereza. 

Durante um ano, elas são embaixadoras de Valinhos  para representar e divulgar o município. No jantar, as 20 candidatas desfilaram com vestidos de gala criados especialmente para elas, foram entrevistadas e avaliadas nos quesitos beleza, comunicação, elegância, postura e simpatia. Um time de jurados deu as notas que consagraram as três representantes da corte de 2019. Pelos 70 anos da festa, as 20 candidatas ganharam de presente o vestido de gala usado no desfile do jantar de coroação e uma série de prêmios.

"Foi uma festa muito bonita. Todas as meninas são simpáticas, bonitas. Torcemos para todas, porque elas merecem. Esperamos que as três escolhidas sejam muito felizes nessa caminhada", disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, a primeira-dama Renata Previtale. Segundo ela, rainha e princesas têm muito trabalho pela frente. 

"Elas trabalham muito. Visitam todas as cidades do Circuito das Frutas e da Região Metropolitana de Campinas para promover a festa e convidar os moradores para participar do evento. Também trabalham todos os dias da festa, para receber os convidados. A 70ª Festa do Figo está muito bem representada", comentou Renata. 

Gabriela Mathias Oliveira recebeu a coroa da xará Gabriella Oliveira. "É uma emoção maravilhosa representar a cidade. Foi uma experiência muito boa. E agora vou passar a faixa para outra Gabriela Oliveria continuar esse trabalho, o que também é emocionante", disse a rainha da 69ª Festa do Figo e 24ª Expogoiaba, Gabriella Oliveira. 

"Espero poder representar a cidade tão bem quanto a rainha anterior. Fiquei muito feliz e emocionada por ter sido escolhida e quero fazer um bom trabalho divulgando Valinhos e a nossa festa para diferentes lugares. Vamos fazer com que os 70 anos da Festa do Figo sejam lindos e muito celebrados", afirmou a rainha eleita, Gabriela Mathias Oliveira. 

 As 20 candidatas à corte se inscreveram entre 10 de setembro e 11 de outubro. Elas tiveram aulas de passarela, elegância e postura com a bailarina Nilza Violaro. O jantar de coroação, que faz parte do calendário de eventos culturais de Valinhos, deu início à comemoração de 70 anos de uma das mais tradicionais festas do País. "O jantar é muito importante porque reúne entidades, associações, empresas, famílias e moradores de Valinhos para dar início à essa grande celebração que é a Festa do Figo", explicou Renata. 

Após o pagamento das despesas com o jantar de coroação e com a corte, os recursos obtidos com a venda dos convites serão revertidos ao Fórum de Entidades Assistenciais de Valinhos (Feav), parceiro do evento. "O jantar de coroação foi um evento evento especial, com participação de meninas muito bonitas, que representaram muito bem Valinhos. Parabéns às escolhidas e que elas possam fazer um bom trabalho divulgando nossa festa e nossa cidade", disse o prefeito Orestes Previtale. 

A Festa do Figo celebra as origens do município de Valinhos, a fruticultura, o figo roxo, as colônias italianas, a construção da Matriz São Sebastião e faz parte da história cultural da cidade. "É uma festa especial e tenho orgulho de participar da 70ª edição. É um das raras festas do País que acontecem ininterruptamente há tantos anos. Uma grande celebração da nossa cultura, que merece ser prestigiada. Espero todos para comemarmos juntos essa data", convidou o prefeito. 

A Festa

A Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939, com exposição e vendas de frutas produzidas no município e uma série de eventos que lembram a fruticultura local introduzida pelos colonos italianos. A festa teve sua primeira edição em 1939 para arrecadar recursos para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião, padroeiro da cidade. 

O criador da quermesse foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini, que promoveu o Festival da Colheita, para que a população comprasse frutas do produtor, entre elas o figo roxo. A cultura do figo roxo em Valinhos foi introduzida pelo imigrante italiano Lino Busatto, na década de 1910. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.

A quermesse do padre Bruno Nardini foi oficializada como a 1ª Festa do Figo pela Secretaria de Agricultura somente 10 anos mais tarde, em 1949. A Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo, em função do crescimento da produção da fruta na cidade. 

A Matriz de São Sebastião

Em 1889, quando Campinas foi assolada por uma epidemia de febre amarela, o padre Francisco Manetta fez uma promessa: se a epidemia fosse erradicada, ele ergueria a primeira Matriz de Valinhos (na época pertencente a Campinas). Como padroeiro escolheu São Sebastião, o santo protetor contra pestes, fome e guerras. Em 21 de dezembro de 1900 foi criada oficialmente a Paróquia de São Sebastião. O primeiro vigário, João Batista César, chegava a Valinhos em 17 de fevereiro de 1901.  

O lançamento da pedra fundamental da nova Matriz de São Sebastião, perto do local onde ficava a primeira matriz, aconteceu em 1939, mas os pedreiros só começaram a abrir alicerces em 1942, com os recursos da quermesse do padre Bruno. A igreja foi inaugurada em 1944, mesmo sem o término da construção da torre do sino. A conclusão da obra aconteceu em 1950. 

A nova matriz é o mais importante patrimônio histórico e cultural da cidade, foi idealizada pelo Padre Manoel Guinaut. Por seu estilo gótico-romano e imponência, é tida como uma das mais belas igrejas do Estado de São Paulo. Seu projeto foi concebido pelo engenheiro Lix da Cunha e sua construção viabilizada pela determinação do Padre Bruno Nardini.

Prêmios para as eleitas na Corte da Festa do Figo 2019

Rainha
relógio de pulso, colar e brincos da D'Luan 
sapato da Carmen Steffens
3 meses na academia Sport Site 
depilação completa de virilha da Espaço Laser
kit com organizador de maquiagem e porta-lingerie duplo Fashion Beauty da Multicoisas
pacote completo (10 sessões) de massagem modeladora com aparelhos da HD Personalité
tratamento capilar, pé e mão, depilação, design de sobrancelha, corte e finalização do Elmo's Cabeleireiro

1ª princesa
relógio de pulso da D'Luan
sapatilha da Carmen Steffens
2 meses gratuitos da academia Sport Site 
depilação completa de axila da Espaço Laser
kit com organizador de maquiagem e caixa organizadora Utile da Multicoisas
pacote completo (10 sessões) de massagem modeladora local com corrente russa da HD Personalité
hidratação, corte e design de sobrancelha do Elmo's Cabeleireiro

2ª princesa 
relógio de pulso da D'Luan
sapatilha da Carmen Steffens
1 mês gratuito da academia Sport Site 
depilação completa de axila da Espaço Laser
organizador de maquiagem Fashion Beauty da Multicoisas
limpeza de pele com máscara de ouro da HD Personalité
hidratação, corte e design de sobrancelha do Elmo's Cabeleireiro

Todas as participantes ganharam vestido, brincos da D'Luan, três sessões de depilação de axilias da Espaço Laser e uma necessaire da Multicoisas
 

Veja vídeo:

https://youtu.be/J6r5JdTieCs

 

03/12/2018