Defesa Civil de Valinhos inicia Operação Verão

A Defesa Civil de Valinhos, ligada à Secretaria de Defesa do Cidadão da Prefeitura, iniciou nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, a Operação Verão com o desenvolvimento de ações para prevenir ocorrências relacionadas às chuvas. A operação seguirá até o dia 31 de março de 2011. Uma reunião do órgão com representantes de secretarias municipais ligadas a COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) e presidida pelo vice-prefeito, eng. Moysés Antonio Moysés, ocorreu no último dia 26. O objetivo foi traçar um plano de contingência voltado ao atendimento integrado e ágil à população em casos de emergências. Também foram convidados a participar da reunião o Corpo de Voluntários da Defesa Civil, criado em maio deste ano pelo prefeito Marcos José da Silva, uma iniciativa pioneira na RMC (Região Metropolitana de Campinas), e do PAM (Plano de Auxílio Mútuo), que reúne empresas, secretarias municipais e Corpo de Bombeiros no atendimento de ocorrências de grande porte.
Eng. Moysés ressalta a importância do apoio de todas as áreas envolvidas na Operação Verão. “É relevante a participação de todos nas ações preventivas coordenadas pela Defesa Civil e que estejamos bem preparados para atender as necessidades dos nossos munícipes em situações de emergência, principalmente nesta época de chuvas fortes”, diz. Ele explica que por meio das ações da Coordenadoria, que é vinculada ao Gabinete do Prefeito, é possível o município obter recursos estaduais e federais em situações de decretação de estado de calamidade pública. Já o Corpo de Voluntários, que tem 50 integrantes, recebe treinamento básico sobre o papel da Defesa Civil, tanto na prevenção de desastres e catástrofes, quanto no socorro e assistência às vítimas.

Outras ações
Segundo o diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, Eduardo Matias, todas as secretarias representadas na COMDEC recebem diariamente os boletins meteorológicos divulgados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Além disso, são repassadas informações sobre chuvas e ventos fortes registradas pelo radar meteorológico do IPMET (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da UNESP (Universidade Estadual Paulista) “Júlio de Mesquita Filho” acessado diretamente pela Defesa Civil.
“A finalidade é alertar sobre possíveis mudanças climáticas que possam provocar ocorrências. Cada uma destas secretarias tem sua importância dentro de um sistema de resposta em situações de emergência, como definição de abrigos, meios de transportes, assistência às famílias, atendimento médico, e de procedimentos que necessitam de respaldos jurídicos e técnicos, como suporte às ações da Defesa Civil”, destaca Matias.
O diretor destaca ainda que a Defesa Civil de Valinhos está integrada às ações regionais a serem adotadas. “Integramos o Grupo de Apoio a Desastres que é ligado à Coordenadoria Regional de Defesa Civil. Todos os integrantes do GAD são altamente qualificados para assessorar os prefeitos em processos de decretação de estado de emergência e calamidade pública. Também participamos da Câmara Temática de Defesa Civil da RMC, criada em agosto deste ano, onde são discutidas ações conjuntas entre os municípios que possam melhorar o trabalho preventivo e de atendimentos”, conta.
Também faz parte da programação da Defesa Civil, dentro da Operação Verão, a realização de palestras em escolas, empresas e associações de bairros para orientar sobre riscos de ocorrências durante o verão, como incidências de raios, afogamentos, doenças que podem ser adquiridas pelo contato com a água da chuva, como a leptospirose provocada pela urina de rato.