Definida agenda para eleger Conselho de Políticas Culturais

Eleição está marcada para 13 de maio e inscrições devem ser feitas  entre 15 e 28 de abril

A Comissão Eleitoral da Secretaria de Cultura de Valinhos definiu esta semana o calendário e o regulamento para a eleição dos membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).  A eleição está marcada para 13 de maio, às 18h, na Casa dos Conselhos. O Conselho vai contribuir para elaborar o Plano Municipal de Cultura, com planejamento para dez anos, de 2020 a 2030.

A Comissão foi nomeada pelo Secretário de Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big, através da Portaria 1/2019 e publicada na edição do dia 5 de abril da Imprensa Oficial, no site da Prefeitura,

O processo eleitoral vai escolher os sete conselheiros titulares e seus suplentes, sendo um representante de instituição de Ensino Superior e dois representantes de associações culturais com atividade comprovada no município. Também serão escolhidos quatro representantes e seus suplentes para os segmentos de Artes Visuais/Artes Plásticas e Literatura; Cultura Popular e Carnaval;  e Teatro, Dança, Música e Audiovisual.

Segundo a diretora de Cultura, Flávia Montagnero, que coordena a Comissão Eleitoral, o calendário propõe dar oportunidade para que todos os interessados, candidatos e eleitores, possam realizar suas inscrições. “Procuramos dentro do prazo legal estabelecer um processo do qual todos os interessados possam participar”, explicou.

De acordo com o calendário, publicado na edição de 9 de abril da Imprensa Oficial, o cadastramento dos interessados deve ser realizado entre os dias 15 e 28 de abril na Casa dos Conselhos, na Rua 31 de março, s/n, Praça Anny Carolyne Bracalente, Boa Esperança. A eleição está marcada para o dia 13 de maio, às 18h.

Podem participar do processo eleitoral os candidatos com idade mínima de 18 anos, completados até o dia da votação e atuação comprovada no segmento artístico em que deseja se inscrever. Eles devem apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e currículo de formação ou material de atuação na área.

No mesmo período de inscrições dos candidatos interessados, as associações, instituições e segmentos interessados devem também se mobilizar para a inscrição dos eleitores, que serão responsáveis pela escolha dos eleitos.

De acordo com o regulamento Eleitoral, os interessados em se inscrever como eleitores devem ter 16 anos completos até a data de votação, residir em Valinhos, ter atuado no segmento artístico em que deseja se inscrever nos últimos dois anos (não serão consideradas atuação artística a exclusiva frequência em aulas particulares ou em instituições públicas ou privadas). Um formulário terá de ser preenchido.

Para o secretário de Cultura, o Conselho precisa estar atuante para auxiliar na definição do futuro Plano Municipal de Cultura. “Retomar os trabalhos do Conselho de Políticas Culturais é fundamental para o processo de fortalecimento de nossa cultura”, disse o secretário.  Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3871-3646.

11/04/2019