Ecoponto: maioria do descarte é de resíduos da construção civil

Inaugurado no início de maio no bairro Ortizes, o primeiro Ecoponto Municipal de Valinhos já recebeu cerca de 50 toneladas de resíduos em julho, segundo dados da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Cerca de 73,2% dos materiais depositados são restos de construção civil, seguido de itens como madeiras e móveis (especialmente sofás), representando 18,4%. Há ainda resíduos de poda de árvores, com 8,4%.

O Ecoponto é uma importante ferramenta para os moradores da cidade, que ganharam um local adequado para o descarte correto dos materiais que não servem mais.

Localizado na Rua João Bissoto Filho, n° 2.245, ao lado do Recanto dos Velhinhos, o espaço, que é administrado pela Corpus Saneamento e Obras, tem a capacidade para receber entulhos em geral, recicláveis, galhos, resíduos de poda e capina, móveis e eletrodomésticos sem uso.

Dois contêineres imensos recebem grandes volumes e restos de madeira. Outros dois contêineres menores acondicionam resíduos de construção civil e de poda. Em uma área coberta ficam os recipientes para lâmpadas, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, óleo usado e resíduos recicláveis, o que inclui todo tipo de papel, plásticos em geral, metal, latas de alumínio, vidros entre outros.

O local possui um funcionário para fazer o cadastramento do morador, indicar o local correto para o descarte dos materiais e evitar o depósito de itens que não devem ser levados, como resíduos domésticos, industriais e hospitalares. O Ecoponto funciona de segunda a sábado, das 7h40 às 16h e o uso é gratuito.

O forneiro Alan Renato de Jesus, de 29 anos elogiou o espaço. “Antes precisava contratar uma caçamba particular, mas agora com o ecoponto, não tenho que fazer mais isso. Facilita muito a rotina, além de ser um serviço gratuito”, disse.

A medida é mais uma adotada pela atual Administração para ampliar as ações responsáveis com o descarte de resíduos sólidos. Em julho de 2018, foi inaugurado o Centro de Valorização de Resíduos, uma moderna estrutura para reciclagem de materiais implementada na região do Vale Verde.

Serviço:

Ecoponto Municipal – Uso gratuito