Educação inicia entrega dos 12,5 mil kits de alimentação no dia 24

A Secretaria de Educação começa a distribuir kits de alimentação para alunos da rede municipal de ensino no próximo dia 24 de junho, quarta-feira da semana que vem.

Ao todo, serão entregues 12,5 mil kits, com 22 itens de alimentação e outros 6 de higiene e limpeza, em todas as 61 unidades escolares: 47 da Rede Municipal de Ensino, incluindo CEMEIs (creches), EMEBs (Infantil e Fundamental) e Educação de Jovens e Adultos (EJA); dez creches contratadas e quatro unidades conveniadas com a Prefeitura.

O objetivo da ação é oferecer uma alternativa para substituir a merenda escolar, que é uma importante referência alimentar para boa parte das famílias dos estudantes da rede pública na cidade, durante a pandemia da covid-19. Com a paralisação parcial das atividades econômicas, muitas famílias perderam renda e estão enfrentando dificuldades.

Em abril, a Prefeitura já tinha feito a entrega de kits semelhantes para todos os 12,5 mil alunos das escolas municipais. A distribuição seguiu um rigoroso cronograma dividido por data, horário e séries dos alunos para dividir a quantidade de pessoas nas escolas ao mesmo tempo e reduzir os riscos de contágio pelo coronavírus.

A segunda entrega também será escalonada e feita nas próprias escolas em que as crianças estão matriculadas. Cada aluno tem direito a um kit. Nessa segunda etapa, serão 10 dias de distribuição: 24, 25, 26, 27, 29 e 30 de junho, e 1, 2, 3 e 4 de julho.

A relação de escolas por data e com os horários de cada série será informada pela Secretaria de Educação até a próxima segunda-feira (22). As famílias também serão comunicadas pelas diretorias das unidades educacionais sobre as datas e horários em que devem comparacer para a retirada.;

“Sabemos que em tempos normais as condições de alimentação de muitas crianças são garantidas pela merenda escolar. Com a pandemia e a quarentena, é nossa obrigação garantirmos que esses alimentos cheguem até eles”, disse o professor Zeno Ruedell, secretário de Educação.

A distribuição seguirá, obrigatoriamente, as medidas de segurança para evitar aglomeração e proliferação do coronavírus. Para isso, as equipes de servidores das escolas, sob a liderança dos seus diretores, irão montar esquemas em seus respectivos dias de distribuição. Todos eles de máscaras, com marcação no solo para o distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

A distribuição dos kits é a maior ação assistencial já realizada pela Prefeitura na história do município. Cada kit de alimentos inclui 22 itens e é composto por um pacote de arroz de cinco quilos, óleo de soja, um pacote de feijão carioquinha, um pacote de açúcar, macarrão spaguetti, extrato de tomate, tempero, leite em pó, uma lata de sardinha, um achocolatado, um pacote de fubá, farinha de mandioca, sal refinado, café, farinha de trigo e uma lata de seleta de legumes.

Já no kit limpeza e higiene, com 6 itens, cada família vai receber um pacote de sabão em pó, detergente líquido, sabonete, papel higiênico, creme dental e sabão em pedra.

18/06/2020