Eleição para Conselhos Comunitários de Saúde será no próximo dia 16

A eleição dos novos representantes dos CCS's (Conselhos Comunitários de Saúde) será realizada no próximo dia 16, segunda-feira, das 9 às 16 horas, nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde). É importante que o maior número de usuários e trabalhadores das respectivas UBS's vote em seus candidatos. Os eleitos serão nomeados por decreto a ser publicado no Boletim Municipal e cumprirão mandato de dois anos 2011/2013. Os usuários eleitos nos CCS's também poderão ser candidatos ao CMS (Conselho Municipal de Saúde) na eleição que ocorrerá em 21 de junho de 2011.

Os Conselhos

Os CCS's são compostos por representantes da administração municipal, indicados pelo secretário de Saúde, trabalhadores e usuários das UBS's, escolhidos através de eleição entre os respectivos segmentos. Os integrantes têm por atribuição acompanhar, avaliar e indicar prioridades para as ações de saúde executadas pelas UBS's.

Os CCS´s são importantes também, pois por meio de representantes no Conselho Municipal de Saúde apresentam sugestões e críticas ao órgão, que aciona o departamento competente da Prefeitura para a resolução dos problemas. O CMS é responsável pela formulação, fiscalização e acompanhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela elaboração e controle da política municipal de saúde.