Empresa é contratada para retomar obra da EMEB do Cocais

Escola terá capacidade para atender 1,1 mil alunos da pré-escola e do ensino fundamental

Paralisadas desde de 2016, as obras de construção da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Alvorada, no bairro Parque dos Cocais, em Valinhos, serão retomadas neste começo de ano. O contrato para a retomada do projeto foi assinado no dia 10 e publicado na Imprensa Oficial no dia 28 de dezembro.

Pelo contrato, a empresa a empresa Lemam Construções e Comércio S.A, vencedora da licitação, terá 18 meses para concluir as obras da maior escola municipal de Valinhos. O contrato, de R$ 1,9 milhão, estabelece que a empresa deve fornecer material, mão-de-obra e ferramental necessário para a execução dos trabalhos.

Os recursos para a conclusão das obras da nova escola são do Fundo de Desenvolvimento Urbano, aprovados por unanimidade, em meados de 2018, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

A EMEB Alvorada, localizada lizada na Rua Antônio Carlos Prado, no Parque dos Cocais, terá capacidade para atender 1,1 mil alunos da pré-escola e do ensino fundamental. A escola terá quatro pavimentos, todos com acessibilidade. Serão 18 salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de informática, salas multiuso, laboratórios, cozinha, banheiros, pátio, salas de professores e coordenação, da direção e para reforço, entre outras instalações.

“É uma importante notícia para a educação neste começo de 2019 e para todos os moradores da região que aguardam há anos a conclusão dessa escola”, disse o secretário da Educação, Zeno Ruedell.

Para o prefeito Orestes Previtale, a retomada das obras da EMEB do Parque dos Cocais é mais uma importante ação para concluir e entregar aos moradores diversos projetos que estavam paralisados desde antes de 2016. “Nenhuma obra em minha administração ficou parada, retomamos todas e algumas já entregamos, como o Centro Dia do Idoso. O dinheiro público precisa ser tratado com responsabilidade e respeito”, disse.

Segundo Orestes, a EMEB Alvorada irá atender a uma região que cresce a cada ano e a demanda por vagas acompanha esse ritmo. “Com essa que será a maior escola municipal já construída em Valinhos, iremos atender a essa região que ganhará mais de 900 famílias do empreendimento Vivendas dos Pássaros, construído através do programa habitacional Minha Casa Minha Vida e que em novembro passado ganhou também a UBS do Frutal”, comentou.

 

Sindicância

Em dezembro de 2017, a Prefeitura de Valinhos abriu uma sindicância para investigar a entrega da escola Parque dos Cocais sem que as obras estivessem efetivamente concluídas. Estão sendo apuradas possíveis irregularidades na gestão do contrato, acompanhamento da execução e recebimento definitivo da obra, assim como eventuais responsabilidades.

 

02/01/2019