Equipe da Secretaria de Obras apresenta projeto no Ibeas

“Valinhos em Interface com a Gestão de Resíduos Sólidos” foi aprovado pela comissão do evento

Equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos formada por Patrícia Erika Calegari de Jesus, Ana Paula Nogueira Araújo e Gustavo de Freitas Sirianni apresentou o trabalho técnico “Valinhos em Interface com a Gestão de Resíduos Sólidos” no IX Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, entre 26 e 29 de novembro, na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. 

O tema central do Congresso, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais (Ibeas), foi "Gestão Ambiental e o Meio Urbano". O trabalho “Valinhos em Interface com a Gestão de Resíduos Sólidos”, sobre o Programa Jogue Limpo com Valinhos - Operação Cata-Bagulho Sustentável, foi um dos selecionados por uma comissão avaliadora para serem exibidos no evento, com a apresentação de pôster. O Congresso teve ainda palestras, mesas-redondas, minicursos e visitas técnicas pela região.

O projeto “Valinhos em Interface com a Gestão de Resíduos Sólidos” é baseado no Programa de Sustentabilidade Municipal, que aborda questões urbanas e soluções inovadoras para a gestão ambiental. A proposta é que o Programa Jogue Limpo com Valinhos - Operação Cata Bagulho se torne um serviço sustentável economicamente viável, fazendo com que até 85% do resíduo inservível recolhido seja segregado e reaproveitado ou reciclado, de forma a trazer ganhos econômicos e ambientais para o município.

O programa reduz o descarte de resíduos volumosos, trazendo resultados positivos quanto à preservação do meio ambiente e prevenção de doenças relacionadas ao acúmulo desses resíduos, ação positiva em benefício da saúde pública. A Operação Cata-Bagulho é desenvolvida há 18 anos em Valinhos para recolher materiais inservíveis como madeira, móveis usados, camas, sofás, garrafas, vidros e eletrodomésticos em desuso, que estão nas residências e em pequenos comércios do município. 

A Câmara Municipal de Valinhos aprovou requerimento nesta terça (4) com Voto de Congratulações e Reconhecimento à equipe da Secretaria. "Diante da importância do tema, apresentamos Voto de Congratulações e Reconhecimento", informa o documento, assinado pelos vereadores Franklin Duarte de Lima, Luiz Mayr Neto, Roberson Augusto Costalonga, o Salame. 

Segundo Sirianni, a participação em um Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental é de suma importância para demonstrar o compromisso do município de Valinhos com a sustentabilidade e o planejamento ambiental a longo prazo. "É de extrema relevância ter o projeto selecionado para o Congresso e gratificante ter o reconhecimento dos vereadores sobre o nosso trabalho!" alegou.

 

05/12/2018