Escolas informam aos pais sobre entrega de material pedagógico

Livros são resultados de três convênios com Estado

 

 

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Valinhos começaram a avisar aos pais e/ou responsáveis de alunos sobre a entrega de material pedagógico. Cada unidade escolar deve adequar a distribuição dos livros às suas condições estruturais, evitando aglomerações e seguindo protocolos sanitários. Já a Secretaria da Educação intensifica esta semana a entrega dos livros, provenientes de três convênios entre município e Estado, às escolas.

A informação foi bem recebida pelos pais. “Muito nos ajudará esse material. Livros fazem toda a diferença na minha visão. Minha filha ama ler e auxilia nos estudos”, avalia Flávia Regina Ferreira Francisco, mãe da Maria Eduarda, que cursa o 6º ano na EMEB Gov. André Franco Montoro, no Jardim Bom Retiro. A informação foi passada em reunião com os pais, no último dia 30 do mês passado. “A criança não fica somente nessa parte de tecnologia, trabalha com as duas maneiras”, completa.

Algumas escolas optaram por retirar o material na Secretaria da Educação. “Pegaremos os livros na Secretaria essa semana e vamos organizar a entrega”, confirmou a diretora Tatiana Frare Chamma, da EMEB Tomoharu Kimbara, do Macuco. Para ela, os livros são mais um instrumento de apoio na aprendizagem dos alunos e toda nova ação contribui para adequação à atual realidade. Os livros farão grande diferença na escola, já que a maioria dos alunos tem restrição de acesso tecnológico. 

Segundo o coordenador pedagógico Rogério de Souza Ezequiel, da EMEB Governador Orestes Quércia, do Jardim Paraíso, haverá reunião esta semana para definir a data e organizar a entrega dos livros aos pais. A direção da EMEB Cecília Meireles, no Jardim Paraíso, já está de posse de uma parte do material. “Alguns livros chegaram. Outros ainda terei que retirar na Secretaria”, avisa o diretor da unidade, Natalino Gatti.

Educação

Segundo a diretora de Divisão Pedagógica da Secretaria, Ana Angélica Júlio, a intensificação na distribuição do material pedagógico foi informada na semana passada, durante videoconferência com coordenadores. A EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, no Jardim Pinheiros, antecipou-se às demais unidades e fez a entrega do material aos pais no dia 26 do mês passado.

O material pedagógico é resultado de convênio com o Estado em três programas educativos. Para alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental I tem o  ‘Ler e Escrever’, que começou em 2008, e o ‘Educação de Matemática para Anos Iniciais’ (EMAI), em vigor desde 2010. Ambos programas visam à contribuição  na alfabetização e aprendizagem, com foco em Língua Portuguesa e Matemática.

Já o programa ‘São Paulo Faz Escola’, que retornou ano passado, atende estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental II, abrangendo todas as disciplinas do currículo escolar.

 

06/04/2021