Escolas municipais voltam às aulas no próximo dia 7

Os aproximadamente 12 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) das 43 EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) voltarão às aulas no próximo dia 7, segunda-feira.Nesta terça-feira, dia 1, o secretário da Educação, Zeno Ruedell, reuniu-se com equipe pedagógica, supervisão de ensino, diretores, vices e coordenadores pedagógicos, que voltaram ao trabalho no dia 24 de janeiro, para orientações gerais, sensibilização e estímulo nesse início do ano letivo.
“A mensagem passada foi que cada educador faça de 2011 um ano muito especial e que nas diversas frentes educativas procure aperfeiçoar os trabalhos. Também destacamos a importância de um bom relacionamento interpessoal na escola para o sucesso dos objetivos traçados”, destacou Ruedell.

A reunião contou com apresentações musicais de membros da rede pública, como forma de destacar que por lei a partir de agosto deste ano a educação musical passa a ser obrigatória nas escolas. Segundo Ruedell, em 2010 professores e auxiliares do desenvolvimento infantil participaram de diversos cursos de formação musical. Ao final a contadora de histórias, Cristina Lazareti, fez uma apresentação em que reforçou o significado de um bom relacionamento interpessoal.
Já os professores retornaram às atividades nesta quarta-feira, dia 2, e foram recepcionados nas escolas pelos diretores, vices e coordenadores, que repassaram o enfoque da reunião com o secretário da Educação. Até esta sexta-feira, dia 4, o corpo docente estará reunido para planejamento das atividades do novo ano letivo.
Segundo o secretário Ruedell, foi solicitado que para este ano de 2011 cada escola, além dos projetos que já desenvolvem na área ambiental, trânsito, Casa de Brinquedos, reforço escolar, classes de aceleração e outras, introduzam o tema de valorização dos bons alunos. “A proposta é promover uma competição sadia e também minimizar preconceitos em relação ao aluno nota 10, que acaba sendo rotulado pelos demais de forma pejorativa, como Caxias. Além disso, é preciso valoriza o bom aluno para que ele continue assim e sirva de exemplo aos demais”, destacou.

CEMEIs
Nos seis CEMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) e nas duas unidades conveniadas as aulas começaram no dia 26 de janeiro. Ao todo essas instituições atendem aproximadamente 800 crianças até três anos de idade.