Escolas promovem projetos ambientais com a comunidade

Eventos incluem atividades diversas para integrar estudantes, pais e moradores

Escolas de Educação Básica de Valinhos (EMEBs) promovem uma série de atividades no sábado para debater com a comunidade o tema Meio Ambiente, apresentando o resultado de projetos que foram desenvolvidos e estudados durane o ano letivo. A EMEB Professora Alice Sulli Nonato realiza o encerramento do Projeto Meio Ambiente com exposição de trabalhos e apresentações sob o tema Sustentabilidade Ambiental. No Parque Portugal, as EMEBs Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, Vitório Humberto Antoniazzi, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Martinho Calzavara e a Unidade Básica de Saúde (UBS)  se uniram para promover o evento Dia do Despatologiza, com apoio do Movimento Despatologiza de Campinas. 

O Dia do Despatologiza também encerra o Projeto Meio Ambiente das unidades de ensino e tem como tema promover a interação entre pais, filhos e família. "Além da responsabilidade de cada pessoa de produzir menos lixo, reaproveitar materiais e alimentos, também queremos observar simples ações que nos trazem uma vida mais saudável, como uma partida de jogo lúdico com o filho, uma brincadeira no quintal, uma caminhada", disse a vice-diretora da EMEB Marli Bazetto, Maria Leopoldina Machado. 

Segundo a vice-diretora, o evento no sábado valoriza a oportunidade de interação entre a escola, a creche, o posto de saúde e a comunidade. "Juntos e articulados, realizaremos um evento comum. Descobrimos o grupo Despatologiza, que tem como proposta a valorização da vida. Convidamos o Movimento Despatologiza de Campinas para reforçar nossa parceria", disse. Ela destacou a vontade de interação entre diferentes profissionais da rede de serviços municipais como uma "Semente que começa a brotar". 

Na EMEB Alice Nonato, o evento vai discutir a responsabilidade social. "Nada mais é do que responder por suas ações e pelas
consequências de seus atos, sendo assim, a responsabilidade socioambiental é agir de forma ética e correta em sociedade e na relação com o meio ambiente", disse a coordenadora da escola, Rita de Cássia Conceição.

De acordo com a coordenadora, essas ações devem diminuir as desigualdades sociais e garantir acesso aos serviços públicos e à cidadania. "Maior respeito humano entre os diferentes tipos de pessoas, a conservação do solo, a manutenção dos ecossistemas, a inclusão social, através da exclusão da miséria e a diminuição da pobreza”, apontou Rita. 

 

Confira a programação dos eventos

EMEBs Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto e Vitório Humberto Antoniazzi
Local: EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto
Dia 10 de novembro - sábado
8h40 - Apresentação da Educação Infantil
8h50 - Apresentação do Fundamental I
9h - Apresentação da Academia Shaolin
9h40 - Apresentação da Educação Infantil 
9h50 - Apresentação do Fundamental II
10h às 11h - Jogos e brincadeiras

CEMEI Martinho Calzavara
8h45 às 10h - Oficinas 
10h - Roda de Conversa

UBS Parque Portugal
10h - Alongamento 
10h10 - Lian gong
10h20 - Movimento Vital Expressivo

EMEB Professora Alice Sulli Nonato
Dia 10 de novembro de 2018 – sábado
9h – Abertura da mostra de trabalho
9h30 - 5ºs anos – Teatro - “Trabalho infantil”
10h - 4º anos – Apresentação de música
10h15 - 3ºs anos – Teatro e apresentação de música - Tema Valores
10h45 - 3ºs anos - Apresentação de música
11h - 2ºs anos - Apresentação de música
9h às 11h30 - Bazar (venda de roupas e objetos) “Diga não ao consumismo"

 

08/11/2018