Festa de Natal do Fundo Social beneficia mais de 600 famílias e 1.500 crianças

O espírito natalino e a alegria tomaram conta de todos que participaram na manhã do último domingo, dia 19, da Festa Natal Feliz, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, no Ginásio Municipal de Esportes “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”, que estava especialmente decorado. Foram momentos de muita emoção, quando a magia do Natal chegou mais cedo beneficiando 623 famílias e mais de 1.500 crianças carentes cadastradas na 6ª Campanha “Seja Papai Noel para quem não tem nenhum”, do Fundo. E o bom velhinho estava lá. Papai Noel ouviu os pedidos das crianças que tiveram direito a escolher o próprio brinquedo entre os mais de cinco mil oferecidos, sendo uma parte arrecadada junto à comunidade e outra comprada pela Prefeitura. Cada família também foi presenteada com uma sacola de alimentos, provenientes das cerca de nove toneladas doadas, que servirão para tornar a ceia de Natal mais farta.
Também não faltaram solidariedade e cidadania. Cerca de 100 voluntários ajudaram na festa, entre eles do Fundo Social, funcionários da Prefeitura, da Aciv (Associação Comercial e Industrial de Valinhos), e da União dos Moto Clubes de Valinhos. Ainda participaram do evento o prefeito Marcos José da Silva e o vice-prefeito, eng. Moysés, a primeira-dama, dra. Adriana Di Nardo Silva, e a então presidente do Fundo, Terezinha Moysés.  A ação é promovida pelo Fundo desde 2005, na administração do prefeito Marcos, dentro da campanha de Natal e encerrou as atividades do órgão deste ano.
“É com muita satisfação que hoje estamos todos aqui nesta festa bonita e alegre, com este ginásio cheio de famílias! E estamos aqui para celebrar o amor e a paz em mais este Natal em nome de toda a equipe do Fundo Social. Quero agradecer o nosso prefeito Marcos, o vice-prefeito eng. Moysés, meu marido, que sempre apóiam todas as ações do Fundo e especialmente a nossa primeira-dama, dra. Adriana, que foi quem criou em 2005 esta importante ação, quando assumiu pela segunda vez a presidência”, disse Terezinha, que destacou a colaboração de todos os voluntários, empresas parceiras, condomínios e escolas que contribuíram com trabalho ou doações nos dois meses da campanha.

Despedida
A presidente do Fundo também aproveitou a oportunidade para se despedir da função. “Nestes nove meses pude aprender muito ao substituir a dra. Adriana que a partir de agora assume novamente o comando, com muito trabalho pela frente”. Dra. Adriana retribuiu dizendo que Terezinha foi uma grande comandante e falou que espera contar novamente com todos os parceiros do Fundo para as próximas ações.
Dra. Adriana foi presidente do Fundo na primeira gestão do prefeito Marcos quando o órgão foi criado por ele em 1989, e depois reassumiu a função a partir de 2005. Afastou-se em abril deste ano para concorrer na eleição à Deputada Estadual. Entre as ações que criou está o projeto de responsabilidade social que inclui a promoção social das famílias carentes em várias frentes de trabalho e o programa de capacitação profissional e geração de renda e emprego que já formou cerca de 4.500 pessoas em mais de 70 cursos gratuitos, entre eles Inclusão Digital com 2.600 participantes.
Assim como o eng. Moysés, o prefeito Marcos destacou a importância da campanha de Natal para as famílias carentes do município. Ele também elogiou o desempenho de Terezinha como presidente. "A dra. Adriana vai retornar à presidência do Fundo depois da Campanha de Natal, mas eu tenho que de púbico agradecer a Terezinha Moysés, que aceitou esse desafio de substituir a dra. Adriana. Ela, que no começo estava meio apreensiva, se saiu muito bem, com a ajuda das voluntárias e se superou até em fazer discursos, que era uma das preocupações dela. Em meu nome e da população, eu tenho que agradecer", disse.

Brinquedos e alimentos são bem-vindos às famílias
Para serem beneficiadas na 6ª Campanha de Natal “Seja Papai Noel para quem não tem nenhum”, as famílias tiveram que se cadastrar no Fundo Social de Solidariedade e receberam vales brinquedos e de sacolas de alimentos. Na festa realizada no último dia 19, domingo, a emoção tomou conta dos participantes, principalmente das famílias, que se alegravam diante de tantos donativos que chegaram em boa hora.
A ajudante geral, Raquel dos Reis Bassini, de 31 anos, é mãe da garotinha Isabelly Rodrigues, de 4 anos, a primeira criança a escolher o tão esperado presente de Natal. Foi a primeira vez que participaram da festa Natal Feliz. A mãe se emocionou quando a pequena Isabelly optou por uma boneca e se dirigiu ao Papai Noel toda feliz com o brinquedo. “Surpreendi-me com a qualidade e quantidade de brinquedos aqui expostos. Ver a alegria da minha filha revela o quanto Deus é fiel. Só tenho a dizer muito obrigada a todos que promoveram este momento”, disse.
A operadora de caixa, Tamires Fernanda Neves, de 20 anos, levou em seus braços a pequena Tainá Faustino, de apenas um mês. Emocionada, ela contou que, com o marido desempregado, a entrega de brinquedos promovida pelo Fundo Social veio em boa hora. “Não imaginava que a festa fosse nessa proporção. Escolhi uma boneca para presentear a minha Tainá”.
Pelo segundo ano, a dona de casa Josefa Fernandes de Oliveira, de 56 anos, recebeu a sacola de alimentos e brinquedos para os dois netos que cria. O marido de 63 anos é servente de pedreiro, mas está afastado do trabalho por motivos de saúde. Josefa disse que ficou muito satisfeita. “Que Deus abençoe quem doou, quem está aqui trabalhando”.
O motorista Adelino Crisóstomo Correia Filho, de 36 anos, também participou da festa pela segunda vez.  Tem uma família grande, de sete pessoas. “Sinto-me muito feliz em receber esses donativos. Além de fazer a alegria das crianças, ajuda a suprir os alimentos em casa”, destaca.