Festa do Figo começa no dia 18 com fim de semana prolongado

Está chegando a hora de mais uma Festa do Figo em Valinhos. Um dos eventos mais tradicionais do Interior paulista chega à sua 71ª edição junto com a 26ª Expogoiaba e abre as portas aos visitantes no próximo dia 18 de janeiro, sábado, às 9h, com a celebração de uma missa. A festa segue até 2 de fevereiro, com entrada gratuita e uma série de atrações para o público de todas as idades.

Nesse ano a festa tem uma novidade. O primeiro final de semana será prolongado, devido ao feriado de 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro de Valinhos, que cai numa segunda-feira e vai permitir um dia a mais de festa. Nas duas semanas seguintes o evento acontece de quarta-feira a domingo.

A Comissão Organizadora da Festa do Figo, presidida por Gustavo Previtali, acerta os últimos detalhes e já entrou na reta final dos preparativos do maior evento turístico de Valinhos. Para isso, a movimentação no interior do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini se intensificou na última semana, quando várias frentes de trabalho começaram a montar a parte final da infraestrutura do evento e a preparar os principais espaços para receber mais de 150 mil turistas ao longo dos mais de 13 dias de festa.

Segundo Previtali, já são quase seis meses de trabalho, desde a nomeação da Comissão Organizadora em junho de 2019, através de decreto do prefeito Orestes Previtale. “Organizar um evento das dimensões da Festa do Figo e da Expogoiaba exige muito esforço e atenção, especialmente na fase das licitações para a contratação da área de alimentação, Parque de Diversões, Segurança, que é a fase mais burocrática e a mais importante para chegarmos até este momento”, disse.

A Comissão, segundo ele, seguiu os mesmos moldes da festa do ano passado, buscando sobretudo evitar gastos excessivos e dispêndio de dinheiro público, mas valorizando e mantendo a tradição do maior e mais importante evento turístico da cidade através dos espaços destinados aos agricultores para venda e exposição de frutas e da cultura italiana e japonesa. “O prefeito nos delegou uma missão de conduzir a organização do mais importante evento da cidade, mas nos recomendou, como fez nos outros anos, prudência com os gastos e valorização das nossas tradições. Acho que vamos conseguir atingir este objetivo com uma festa bem bonita”, explicou.

EXPOSIÇÃO E VENDA DE FRUTAS

Em relação aos espaços de espaços, venda e leilão de frutas, a principal atração da festa, pouca coisa mudou segundo Previtali. “O comando desses espaços pertence ao Sindicato Rural e a Associação Agrícola, que acompanharam as reuniões da Comissão e, tudo o que nos solicitaram foi atendido”, disse. Ainda segundo ele, Sindicato e Associação garantiram que, apesar do atraso na safra de figo, haverá muita fruta e de qualidade durante todos os dias de festa.

ÁREA DE ALIMENTAÇÃO

Na área de alimentação, além barracas espalhadas pelo parque e do tradicional espaço da ASSERUTIL - Associação das Entidades de Assistência de Utilidade Comunitária de Valinhos – com o tradicional lanche de calabresa, a FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos que nos anos anteriores eras responsável pelo espaço de gastronomia japonesam, esse ano, atendendo convite da Comissão Organizadora irá também comandar o espaço de gastronomia italiana em parceria com a Paróquia de São Cristóvão.

FERIADO DE SÃO SEBASTIÃO

Ainda de acordo com Gustavo Previtali, no dia 20 de janeiro, feriado municipal, Dia de São Sebastião, padroeiro de Valinhos, haverá uma programação especial destinada à família valinhense.

FUNDO SOCIAL

O Fundo Social de Solidariedade presidido pela primeira-dama Renata Previtale, também marcará presença durante a 71ª Festa do Figo e da 26ª Expogoiaba com o seu tradicional espaço para a venda do Figo com Chantily, Figo Rami, Shake de Figo e Goiaba. Para dar conta conta do trabalho a primeira-dama conta com uma grande equipe de voluntárias que irão se revezar ao longo dos dias de festa.

PARQUE DE DIVERSÕES

Roda gigante, carrinho de bate-bate, trem fantasma, entre outras atrações irão fazer parte do roll de atrações do parque de diversões que já está sendo montado no recinto do parque municipal para animar a garotada.

CARROS ANTIGOS, PASSEIO CICLISTICO E MOTOS

Três atrações tradicionais da Festa do Figo e da Expogoiaba irão movimentar cada um dos três domingos de festa. No dia 19, acontecerá o tradicional Encontro de Carros Antigos promovido pelo Clube dos Carros Antigos de Valinhos. No dia 26, acontece o Passeio Ciclistico da Festa do Figo promovido pela Secretaria de Esportes e, no dia 2 de fevereiro, um grande encontro de motociclistas organizados pelo Clube.....

AGROTURISMO

Uma das principais atrações da Festa do Figo e Expogoiaba, o agroturismo, que leva os visitantes a um passeio encantador pela região produtora de frutas – Macuco e Reforma Agrária – e que é realizado em parceria entre a Comissão Organizadora, Departamento de Turismo e a Associação de Turismo Amigos do Vali, promoveu junto aos monitores e guias, no último domingo (5) treinamento do roteiro que eles irão operar durantes os três finais de semana do evento.

MÚSICA

Previtali informa que boa música não vai faltar para atender a todos os gostos e estilos musicais, para isso as bandas locais serão valorizadas na programação do palco 1, na tenda do rock, nas áreas de alimentação e com alguns músicos transitando entre o público durante o evento.

FEIRA DE ARTESANATO E CLUBE DE MÃES

Dois espaços importantes e que apresentam aos visitantes um pouco do artesanato produzido em Valinhos, a Feira de Artesanato, formada pelos artesãos da feira do Largo São Sebastião e da Estação das Artes e o Clube de Mães de Valinhos também estão finalizando os preparativos de seus espaços para deixar tudo em ordem para o próximo dia 18.
 
Serviço

71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba
De 18 de janeiro a 2 de fevereiro
Local - Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini,
De quarta a sexta-feira das 17h às 22h30, sábados e domingos a partir das 9h.
Dia 20/01 – Feriado Municipal – Dia de São Sebastião – das 17h às 22h30
Entrada franca

(08/01/2020)