Festival de Artes: mais de 12 mil pessoas prestigiam 29 eventos

Foram dois meses intensos de programação; mostra de artes visuais encerra evento

Após dois meses intensos de programação artística e cultural, o Festival de Artes 2018 da Secretaria de Cultura, realizou 29 eventos de médio e grande portes, envolvendo quatro espaços culturais públicos, Teatro da Câmara Municipal, Fundo de Solidariedade, Saguão da Prefeitura e Ginásio Municipal de Esportes Vereador Pedro Ezequiel da Silva, e um espaço privado, o Ginásio do Country Club.

O Festival abre nesta quinta-feira (6) a Exposição Artes Visuais – Desenho, Artesanato e Pintura em Tela, dos alunos das professoras Maria Helena Dias Paes de Lima e Cristiane Vilaça do Centro Cultural Vicente Musselli, no Saguão da Prefeitura, que encerra a programação.

Nesse período, foram De acordo a Secretaria de Cultura, foi contabilizado nesse período um público de mais de 12 mil pessoas.  “Independentemente de crise, acreditamos que cumprimos nosso propósito e quero agradecer ao prefeito Orestes (Previtale) que acredita em nosso trabalho e nos deu a missão de trabalhar em prol da cultura do município”, destacou o secretário de cultura Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big.

Os números do Festival impressionam e mostram que Valinhos tem uma produção de qualidade e uma dinâmica cultural pouco vista na região. Segundo Big, o Festival de Artes é o momento mais esperado pelos alunos do Centro Cultural, pois marca o encerramento do ciclo de aprendizado nos mais de 26 cursos de artes, artesanato, música, dança e teatro oferecidos gratuitamente à população. “Foram dois meses de movimentação intensa e que envolveu todos os funcionários da Secretaria e os mais de 2,5 mil alunos do Centro Cultural”, disse.

Todos os eventos,  audições musicais, apresentações de dança, teatro e exposições, foram criados e produzidos pelos 45 professores do Centro Cultural e pelos alunos. “A força criativa dessa escola de artes é impressionante. Quem viu e ouviu as apresentações, tenho certeza, se encantou com a qualidade dos espetáculos. Agradeço muito à equipe de funcionários e professores, que não mediram esforços para que tudo acontecesse acima do esperado”, afirmou.

AÇÃO SOCIAL

Uma das novidades deste ano dentro da proposta do festival de Artes 2018 foi a Ação Social que envolveu os pais de alunos do Centro Cultural através da Associação Cultural e Artística de Valinhos (Acav). Em todas as apresentações de dança, diferentemente dos anos anteriores, no lugar de cobrar ingresso, a Secretaria pediu a doação de caixas de chocolate Bis, encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade para compor a Cesta de Natal das mais de 500 famílias carentes que serão atendidas na Festa de Natal, que acontece no próximo dia 15.

05/12/2018